Home » Ferramentas » Indicador de corrente elétrica

Indicador de corrente elétrica

Monitorar uma rede elétrica CA é bem simples e requer poucos componentes, mas os resultados são os esperados pois ela apenas monitora a passajem de corrente elétrica num determinado ponto da rede.

No caso deste circuito ele usa um sinal visual através de um led, mas pode ser usado outros sistemas de aviso de passagem de corrente.

Indicador de corrente elétrica

Toda vez que exista um aumento de consumo, acima de 40 Watts o led irá acender, o limite deste circuito é de no máximo 250 Watts.

 

Indicador de corrente elétrica
Ou seja este é um circuito indicador simples de corrente para qualquer carga que varia de 40 watts a 250 watts. O circuito liga um pequeno LED, sempre que detecta a corrente que flui para a carga remota (LAMP).

No circuito mostrado aqui foram usados diodos 1N5404, que são diodos retificadores de tensão de 1 A por 300 Volts, qualquer diodo retificador com estes valores ou superior podem ser usados como equivalentes.

No caso diodos 1n4007 podem ser usados, só que pelo motivo de ter uma corrente menor os valores em Watts também devem ser diminuídos proporcionalmente.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]