Home » Componentes » Lâmpada de Neon

Lâmpada de Neon

A lâmpada de néon foi descoberta pelo químico francês Georges Claude em 1898, quando ele viu um brilho em um tubo de vidro preenchido com gás neon ao passar uma corrente elétrica através dela. Ou seja ela é uma lâmpada de descarga de gás que usa gás néon a baixa pressão.

Nada mudou com o passar dos anos com a lâmpada de néon, mas hoje estas lâmpadas podem conter outros gases nobres, principalmente para produzir luzes de cores diferentes como o que vemos em luminosos.

Lâmpada de Neon

Neon Ne-2
Neon Ne-2

O funcionamento da lâmpada de Neon é simples, uma pequena corrente elétrica de corrente continua ou corrente alternada, ao passar pelo tubo da lâmpada fazem com que os eletrodos (não utiliza filamento) em seu interior brilhem, no caso do gás neon com cor vermelho alaranjada.

A apresentação da lâmpada de Neon na eletrônica é geralmente semelhante a da foto acima, com aproximadamente 3 cm de comprimento, sendo muito fácil de identificar como o tipo NE-2.

O potencial de ionização do neon é atingido a cerca de 70 volts e para manter a lâmpada acesa e necessário aproximadamente  50 volts, estas tensões podem mudar de acordo com o fabricante. Esta característica elétrica da lâmpada de Neon é conhecida como resistência negativa.

válvula Nixie
Válvula Nixie de neon – Foto Wikipedia

No site temos o circuito de um pisca-pisca Simples de Néon, o neon também é usado em alguns eletrodomésticos como lâmpada piloto. Outra aplicação que foi muito usada da lâmpada de neon é a válvula de Nixie que foi um dos primeiros displays numéricos (foto acima).

As lâmpadas de neon são principalmente usadas na iluminação de placas, sinais, letreiros, devido ao  seu baixo consumo de energia e longa vida útil, mesmo em uso intermitente e intensivo.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]