Home » Circuitos » As Lâmpadas de LED

As Lâmpadas de LED

Cada vez mais se pensa em economia, no caso de iluminação a troca de lâmpadas incandescentes por fluorescentes compacta trouxe uma grande economia para as pessoas e para o país. De algum tempo para cá estão chegando as Lâmpadas de LED no mercado, que são ainda mais econômicas e ecológicas que as lâmpadas fluorescentes compactas.

Uma lâmpada de LED tem um ou mais diodos emissores de luz (LED) que são montados em uma lâmpada para uso em luminárias. As lâmpadas LED têm uma vida útil e eficiência elétrica que é várias vezes melhor do que as lâmpadas incandescentes, e significativamente melhor do que a maioria das lâmpadas fluorescentes.

lâmpada led 100 watts

LEDs não emitem luz em todas as direções, e as suas características direcionais afetam o design de luminárias. A emissão de luz de LEDs individuais é menor do que a de lâmpadas incandescentes e fluorescentes compactas ; na maioria das aplicações múltiplos LEDs são usados ​​para formar uma lâmpada.

Chips de LEDs precisam de controle de corrente contínua (DC) de energia elétrica; É necessária uma fonte de alimentação apropriada (driver). Os LEDs são afetados negativamente pela alta temperatura, de modo que as lâmpadas LED  usam dissipação de calor.

O inconveniente das lâmpadas LED é o preço, que ainda é bem salgado, mas com o aparecimento dos LEDs orgânicos (OLED) e LEDs poliméricos (PLED), o custo por lumen está baixando rapidamente,  na ponta do lápis, por ser mais econômica ela  em pouco tempo vai se pagar.

Pode-se dizer que com as lâmpadas LED vão se acabar as trocas de lâmpadas, pois as lâmpadas de led tem uma durabilidade superior a 50000 horas de uso  e com 80% a menos de consumo comparada com as lâmpadas tradicionais.

lampada LED
Circuito básico de uma Lâmpada LED

A tecnologia LED permite alto desempenho de iluminação com baixo consumo de energia e altíssima durabilidade. Mas a tecnologia tem que melhorar, pois para conectar a rede de energia residencial, uma lâmpada LED usa um driver que trás o seu  único inconveniente, que é a emissão de calor. Acima um circuito básico de uma Lâmpada LED Chinesa  utilizando vários  leds de auto brilho.

Continue Lendo..

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]