Home » Circuitos » Como fazer uma Lanterna Movida á Água

Como fazer uma Lanterna Movida á Água

Este título é bem chamativo, afinal, quem não quer uma lanterna que use um combustível diferente,  que não usa bateria ou pilhas, mas sim água, uma fonte de energia que você pode encontrar em qualquer lugar e a baixo custo. Realmente este artigo é de uma lanterna movida á água, de fácil construção e baixo custo.

Como fazer uma lanterna movida á água

É difícil imaginar um mundo sem baterias ou pilhas, agora imagine um mundo onde as baterias nunca se esgotam e quando precisar de carga é só ir até a torneira da cozinha. Isso é o que propõe este artigo, é um circuito bem interessante de uma lanterna que usa uma célula de bateria caseira, que gera energia com a água de torneira.

Lanterna movida á água
Lanterna movida á água

O conjunto da lanterna e o circuito eletrônico são simples, ele pode ser feito de material reciclado, o circuito não tem nenhum componente especial, ele usa um transformador “ladrão de Joule”  para fornecer a tensão correta para os LEDs. Em breve estarei publicando um artigo especial sobre ladrão de Joule.

A lanterna pode funcionar até 30 minutos sem interrupção usando apenas água da torneira e cerca de 2 horas com água salgada, que pode ser até a água do mar. Abaixo uma tabela com a comparação de diversas soluções aquosas para ser usada como combustível para a célula de bateria da lanterna.

Tabela de líquidos / tensão / corrente

Água da torneira = 0,5 V – 0,9 v (@ 400 mAh)
Água com Sal (marinha) = 0.7v – 1v (@ 600 mAh)
Vinagre = 0.9V – 1.2V (@ 850 mAh)
Gatorade = 0.9V – 1.3V (@ 700 mAh)

Como falamos, essa lanterna é movida á água, mas você deve estar se perguntando o que o “gatorade” está fazendo nesta lista acima. Não, eu não ganho para fazer propaganda deste produto, mas se eu colocasse o seu nome verdadeiro que é ” isotônico” vocês me encheriam de perguntas sobre o que é isso. Mas qualquer bebida esportiva que seja Isotônica pode ser usada na célula da lanterna.

Como funciona a Lanterna movida a água

Agora vamos ao que interessa, como funciona a Lanterna movida a água? Na verdade ela não funciona propriamente dito com a água, a água é apenas um eletrólito, um substituto para produtos químicos tóxicos usados ​​em baterias e pilhas  tradicionais. Ela é um de bateria chamada de ” célula galvânica “, tendo dois tipos diferentes de metais (cobre e zinco) .

Ela funciona como uma bateria normal, mas usa a água como eletrólito, com isso a tensão de saída é muito fraca e não é suficiente para acender um único LED. Para suprir esse problema é usado um ladrão de Joule, assim os LEDs vão brilhar mesmo com baixas voltagens, o que é o nosso caso com a bateria de água.

Lanterna Movida agua

Lista de componentes da lanterna com célula de água

T1 Núcleo Toroidal
Fio .22 AWG para construir o transformador T1
Q1 Transistor 2N3904
R1 Resistor 1K Ohm (1/4W)

Atenção, o nucleo de T1 pode ser reciclado a partir de uma lâmpada fluorecente econômica, ou mesmo de uma fonte chaveada, não tem grandes problemas quanto a seu tamanho. Quanto o numero de voltas de fio .22  depende do tamanho do toroid, faça testes.

Material para construir a da Lanterna Movida á Água

Lanterna Movida á Água

Material para a lanterna

Cano de PVC de 3/4 com 8 cm de comprimento
Adaptador rosca 3/4 ” para 1″
Farolete com 3xLED reciclado de uma Lanterna quebrada
Tira de Cobre e zinco –
4 folhas de papel  (tissue)
Folha de acetato (Para fazer o “vidro de proteção” pode ser um blister )

Como montar a célula de energia de água

Os elementos da bateria (célula) são as duas tiras de metal, uma para o ânodo e outra para o cátodo, uma de Cobre e a outra de zinco. Sendo assim temos energia positiva com o cobre e negativa com o zinco.  Enrole duas voltas das folhas do papel tissue ( umas 3 folhas) no eletrodo de cobre e depois coloque o eletrodo de zinco e continue enrolando, eles não podem se tocar.

bateria de agua

Após enrolar, amarrar bem, ele devem estar muito unidos mas sem se tocar, use um barbante. Você pode testar outros tipos de tecidos como aqueles usados para limpeza de cozinha que são descartáveis por exemplo.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]