Home » Circuitos » Link de Áudio por Laser

Link de Áudio por Laser

Um aparelho gravador de CD, BluRay ou DVD,  é uma fonte de peças para reciclagem, são componentes eletrônicos e mecânicos que podem ser reusados em seus projetos eletrônicos e até pequenos robôs.

A reciclagem de eletrônicos são uma fonte de componente, em breve vou escrever um artigo sobre a reciclagem, como reciclar, o que reciclar e cuidados ao reciclar componentes eletrônicos.

Aqui está um circuito bem interessante que além disso é um circuito para se aprender a utilizar o diodo laser além da leitura e gravação de CDs e DVDs.

cuidado com o laser

Cuidado com os olhos durante o manuseio do diodo laser, ele pode causar cegueira temporária ou mesmo danos irreversíveis na visão, devido a queimaduras. Leia o artigo Responsabilidade do Site assim evitamos que você tente me matar em caso de qualquer problema.

Link de Áudio por diodo Laser

Já fiz um artigo falando um pouco sobre o funcionamento do diodo laser, agora neste artigo vou publicar um link de áudio por laser, ou seja um circuito transmissor e outro receptor que trabalham através de luz, ou seja eles transmitem áudio pole luz de um laser.

O projeto eletrônico é baseado no circuito apresentado no site Circuit Exchange International criado por Marin Lukas da Croácia.

Este é um sistema de comunicação a laser que é bem simples e pode transmitir e receber o sinal de qualquer sistema de áudio a distância (poucos metros). Os componentes não são críticos e acredito que qualquer variável de componentes pode ser usadas.

Transmissor de áudio com Laser

transmissor de audio laser

 

Acima podemos ver o circuito do transmissor de áudio usando laser, o diodo laser usado pode ser de uma ponteira, em teste alguns diodos de gravadoras de DVD acabaram por funcionar muito bem.

1 – + diodo Laser (emissor do laser)
2 – – Comum GND
3 – + Fotodiodo (receptor do feixe de laser refletido do disco)

No circuito original é usado um transistor 2N3906, mas a troca por um transistor BC557 ou outros equivalentes podem ser testados.

circuito laser TX

Receptor de áudio do link Laser

Abaixo podemos ver o circuito eletrônico do receptor de áudio por laser, como podemos ver é um circuito amplificador simples e bem eficiente.

receptor de audio laser

O fotodiodo usado para captar a luz do diodo laser é o BPW17N, mas acredito que não é crítico, então vale a pena testar outros fotodiodos.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]