Home » Tecnologia » LRL -Detector de Metais para Longa Distância

LRL -Detector de Metais para Longa Distância

Já falei sobre isso em um outro artigo, mas mesmo assim as pessoas vem me perguntando sobre o assunto, LRL (long Range Locator), ou em bom português, localizadores de longa distância.

Me perguntam sobre o detector &#¨!*¨%  (que é brasileiro e me recuso pronunciar o nome) e sobre um tal detector Detetive AKS.

Vamos lá “de novo”, detector de longo alcance, que detecta  diamantes,  ouro, prata, etc,  não tem base cientifica, como no manual diz ” alcance de detecção de 900 metros e de profundidade 15 metros ” é algo imaginário e irreal quebrando todas as leis da física.

Você acha que se realmente um detector de metal deste tipo funcionasse não seria amplamente usado, como por exemplo na detecção de minas terrestres pelos exércitos??  Você já viu alguém que realmente é garimpeiro usar um negocio destes??? Um empresa?? Não né?

LRL (long Range Locator)

Uma vez um detectorista disse que os LRL estão na categoria de detectores de dinheiro, você compra ele e ele move o seu dinheiro para quem vendeu. Como já falei, não existem comprovação cientifica, então não existe muito para dizer, essa questão é como religião, você tem que acreditar.

Então vou colocar um ponto final, abaixo o que a wikipedia diz:

“Um localizador de longo alcance é uma classe de dispositivos fraudulentos que pretendia ser um tipo de detector de metais , supostamente capaz de detectar uma variedade de substâncias, incluindo ouro, drogas e explosivos; a maioria é dito para operar em um princípio de ressonância com o material a ser detectado.”

Quando falamos em LRL que tem circuitos eletrônicos em seu interior ( varinhas mágicas e forquilhas também são LRL), eles são incapazes de funcionar  como detectores de metais ou diamantes, são circuitos inúteis para seus objetivos, apenas funcionam para acender leds, tocar buzers ou mesmo detectar campos elétricos ou eletricidade estática.

Alguns dele citam frequências de operação de 5.6khz a 6khz,  360hz a 440hz, etc..

” Isso quer dizer que estes detectores através de suas antenas funcionam por meio da ressonância entre o detector e o material a ser detectado (ouro, prata, diamante).

Ao detectar a ressonância do material  o detector irá indicar a detecção bem como o local onde está o material, a uma distância de cerca de 1000 metros entre o material e o detector, e com uma profundidade de mais de 10 metros. “

Putz!! 

Detector de Íons

Circuito acima do artigo Detector de Íons.

Este tipo de detecção não tem fundamento científico, em laboratório sob um ambiente controlado não se provou o seu funcionamento, isso é,  nenhum destes aparatos eletromagicos funcionaram.

A obtenção de algum minimo resultado a pequena distância só é possível através de altas concentrações de energia, ou seja ondas eletromagnéticas de alta potência, isso acaba por inviabilizar o funcionamento comercial do LRL.

Suas antenas não estão “cortadas” para a frequência citada, isso contribui para a redução do ganho de recepção, tornando-o mais débil e de transmissão deficiente.

As frequências sitadas são as usadas nos detectores comuns, por exemplo, de 3 kHz a 30 kHz , são usadas em detectores de tecnologia VLF. Estas frequências estão dentro da faixa de muito baixa frequência, estas ondas são capazes de penetrar cerca de 40 metros em água salgada, eles são usadas para a comunicação militar com submarinos.

Já a Ultra baixa frequência, que vai de 300 hertz até 3 kHz,  ULF ,  é usado para as comunicações em minas subterrâneas (carvão, cobre, ouro, etc.. ) e de uso militar, uma vez que podem penetrar a terra facilmente.

Estas ondas também tem outra aplicação relacionada, que é em sismologia, já que existe aumento de atividades de sinais nesta frequência sempre nos momentos antes de um terremoto.

Outro fator que deixa a desejar nestes detectores LRL é que trabalham com baixa tensão, no máximo 18 Volts e baixa corrente, algumas centenas de miliamperes, isso quer dizer que não são capazes de uma detecção efetiva a longa distância.

Muitos destes detectores como o AKS se utilizam da auto-sugestão ou efeito ideomotor, que já falei anteriormente.

O efeito ideomotor é como o efeito placebo, só que se refere à influência da sugestão sobre movimentos corporais involuntários e inconscientes que acontece principalmente na radiestesia.

Atualmente muitos destes equipamentos dizem trabalhar por ” descriminação por frequência molecular ” tipo um DETECTOR  iônico modernizado, o conceito é simples, segundo eles cada mineral vibra em uma frequência,  quando um receptor tem o sinal sintonizado para a mesma frequência do material, ele é capaz de detectar o objeto.

Empresas conhecidas da área de detectorismo e prospecção foram processada nos EUA por vender tais detectores, a mais famosa loja do ramo, a kellyco detectors foi uma delas, ela foi processada por fraude, já que vendia os “eletroscópios” ,  que eram capazes de detectar a longa distância, mas nunca funcionaram.

Você acredita que funciona? Então ganhe 25 mil dólares

Um site dá uma recompensa de 25 mil dólares para fabricantes, inventores ou qualquer pessoa que prove e demonstre que os LRL  “localizadores de longo alcance” realmente funcionem.

Simples assim, o teste é  fácil, e quem provar que funciona, além dos 25 Mil dólares ele ainda assumi todos os custos de viagem para os EUA.

Esta oferta está disponível para os fabricantes de instrumentos LRL especificados para caça ao tesouro, incluindo dispositivos de radiestesia pura.

Mas, desde que começou o concurso , em 2001, nenhuma  das empresas e pessoas convidadas aceitaram e ninguém se atreveu a pedir para participar.

Na minha opinião a radiestesia e estes LRL não funcionam, nunca nenhuma entidade da comunidade científica conseguiu encontrar qualquer prova que estes artefatos funcionem.

Uma boa leitura para quem ainda acredita em Papai Noel, quero dizer, detectores iônicos, varinhas mágicas e afins é o site Geotech, aqui tem mais.

Espero ter esclarecido.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]