Home » Tecnologia » Luminária de Jardim Solar Automática

Luminária de Jardim Solar Automática

A muito tempo comprei algumas luminárias LED de jardim para fazer uma brincadeira com um amigo, colocando perto da casa dele, no meio do mato, com certeza ele ficou bem intrigado, mas nunca me contou o ocorrido, ficou na curiosidade de saber quem fez essa sacanagem.

Mas a alguns dias atrás resolvi pegar um luminária, abrir e postar o circuito aqui no site, e o resultado está neste artigo. Para ser sincero ela me surpreendeu.

Luminária de Jardim Solar Automática

luminaria led de jardim

O kit de luminárias Solar em LED Decorativa Pequena que comprei vinha com 12 unidades, e comprei em uma loja de magazine por uns R$ 50,00. (não falei do Mercado Livre …).

Segundo o fabricante as luminárias são alimentadas por energia solar e sua bateria tem duração de 6 horas de luz. Todas funcionaram, porém as 6 horas de duração só algumas das luminárias.

Depois de alguns dias de chuva começou aparecer sinais de ferrugem em quase todas as luminárias e algumas simplesmente deixaram de funcionar e outras foram diminuindo o tempo de funcionamento até parar completamente.

Mas estas questões não vem ao caso, vamos fazer a autopsia da luminária e ver o segredo do seu funcionamento. Comecei a abrir a pobre luminária…

 Luminárias Solar led

Com pouco tempo de uso a luminárias solar led já estava bem oxidada, não só os parafusos como também a chave liga/desliga e até o terminal do Led, isso quer dizer que entra água dentro da luminária, apesar de parecer estar bem isolada.

A pequena placa solar apesar de ser bem fixada, colada e calafetada com cola quente, o vazamento de água para dentro da luminária ocorreu em quase todas elas.

Tudo isso junto com o fator dos componentes chineses serem de baixa qualidade o resultado foi o mal funcionamento de todas.

 Luminárias Solar led

A luminárias solar led se divide em 3 partes, a placa solar, a placa do “conversor” e o suporte da bateria, com a bateria. Alias, a bateria é AAA de NINH com 600mAh (descrito em seu corpo), mas pelo peso não deve ter mais de 100mAh.

 Luminárias Solar led

Olhando de perto a placa de circuito impresso, é possível ver a oxidação.

 Luminárias Solar led

Ao olhar mais atentamente na placa de circuito impresso da luminárias solar led podemos ver que existem apenas 4 componentes eletrônicos, um LED de alto brilho, a chave liga/desliga, um indutor de 56uH e um circuito integrado YX805.

Me enganei quando pensava encontrar um transistor e um transformador formando um ladrão de jaule.

 Luminárias Solar led

 O Driver de LED

O circuito integrado da luminária é o YX805 que é um driver para LED destinado para sistema de energia solar, ele tem 4 terminais.

Os terminais são SOL (entrada da placa solar) VDD (Alimentação) GND (terra) e LX ( Saída para o LED).

pinagem do YX805

Segundo o fabricante do circuito integrado YX805, ele é um driver que elimina 2 transistores e 1 diodo, além de usar uma bobina ao invés de um transformador, sem contar que o circuito não precisa de capacitores e resistores.

O valor da bobina determina a corrente fornecida para o LED ou LEDs, elas são ligadas em paralelo, para cada um recebe cerca de 10 mA de corrente quando ligado e houver uma falta de tensão da célula solar.

driver de led YX805

Abaixo a tabela de corrente x indutância da bobina.

driver de led YX805 tabela do choque

O funcionamento do circuito integrado é simples, só não postei o datasheet do YX805 já que só encontrei em chinês, acredito que ninguém não teria interesse, já que mal falamos português.

No pino 4 do circuito integrado, ou seja pino LX que vai para o LED, tem uma saída de CA de cerca  3,16 Volts pico-a-pico por uma frequência de 260 KHz, com isso o LED acende sem problema, mesmo alimentado por uma pilha de 1,2 Volts.

Só por curiosidade, para quem não está familiarizado com frequências diferente das de 60/50Hz das redes elétricas de corrente alternada, os aviões tem um sistema de CA com uma frequência de 400Hz.

Minha conclusão quanto a luminária LED é que apesar da qualidade dos materiais ficarem a desejar, o circuito é bem interessante e com tecnologia.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]