Home » Circuitos » Luz de Jardim Automática com LED Usando Energia Solar

Luz de Jardim Automática com LED Usando Energia Solar

Existem circuitos que são tão simples e úteis que valem a pena montar, um deles é este sistema de iluminação de jardim, que não necessariamente deve ser usada apenas em jardins, mas pode ser colocada em qualquer ambiente externo que receba luz solar.

Este projeto eletrônico usa o famoso circuito de ladrão de Joule,  em breve vou publicar um artigo sobre esse tipo de circuito.  Apesar de ser simples, usar apenas dois transistores, o circuito de iluminação solar é automático, ou seja, quando não existe luz automaticamente o Led acende.

Luz de Jardim com LED Usando Energia Solar

A comutação da fonte de alimentação permite que uma pilha recarregável seja recarregada e o Led apagado durante o dia, e a noite a pilha é usada para acender o Led através de um ladrão de Joule que permite acender o LEd, mesmo que usada uma pilha de 1,5 ou 1,25 Volts.

Este projeto é uma aperfeiçoamento de um circuito chamado de  mrpiggss, veja ele montado na imagem acima. Segundo o criador a célula de 1,5 volts usada nesta foto foi substituída por uma pilha de níquel-cádmio de 1,25 volts.

esquema Luz de Jardim com LED Usando Energia Solar

Este novo mrpiggss usou transistores 2N4401 tanto para Q1 e Q2, para manter a lista de materiais tão simples quanto possível, já que, por exemplo o BC547C só funcionaria no Q1 e não no Q2. Outros transistores como  2N4401, 2N3904, 2N2222 vão funcionar perfeitamente em Q1 e Q2.

Ele também modificou o valor de  R1 que era de 15k Ohms, já que esse resistor faz a  função de ligar a luz, com o resistor original  seria mais sensíveis, mantendo assim a fonte de alimentação LED desligado até que fosse mais escuro do que com o novo resistor R1 que é de 22k.

O núcleo toroidal de L1  é do tamanho de uma moeda de um centavo (americano) e com cerca de 3 mm de espessura e  fio é esmaltado de 30 AWG. L1 tem 40 voltas, 20 + 20, ou seja 20 voltas, center tape,  fio central e em seguida, enrole mais 20 voltas. Não esqueça de remover o esmalte das pontas do fio antes de estanhar, você pode raspar com uma lâmina, lixa ou apenas queimar com um isqueiro.

O painel solar é um painel padrão pequeno, o autor não tem nenhuma informação sobre ele, mas ele gera 1,5 volts em pleno sol. Talvez até aquelas pequenas células solares de calculadoras funcionem.  D1 pode ser quase qualquer diodo de silício ou germânio, desde que suporte a corrente de saída do painel solar em um curto-circuito.

PCI da Luz de Jardim Automática
PCI da Luz de Jardim Automática

Um diodo schottky de baixa potência ou diodo germânio teria uma queda de tensão menor do que um pequeno diodo de sinal PN de silício. Na versão original do mrpiggss foi usado um diodo retificador 1n4001, ele é uma boa escolha, já que tem uma baixa queda de tensão.

Mas aconselho você dar uma olhada no artigo Diodo Sem Queda de Tensão que fala exatamente sobre esse assunto. Acima a placa de circuito impresso. [Fonte]

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]