Home » Ferramentas » Magnetizador e Desmagnetizador de Ferramentas

Magnetizador e Desmagnetizador de Ferramentas

Uma chave de fenda ou phillips imantada (magnetizada) pode ser mais que uma simples chave, ela vai se tornar uma pinça rápida no fechamento de um equipamento. Também auxiliar no parafusamento em locais onde não se tem um acesso fácil.

Para magnetizar uma chave tem que se aplicar rapidamente uma grande quantidade de energia através  de uma bobina com um forte campo magnético para alinhar todos os elétrons no metal da ferramenta.

Uma vez que os elétrons estão alinhados, a chave de fenda é magnetizada e pode pegar,  segurar  e grudar parafusos e outros utensílios.

Para desfazer, ou seja, desmagnetizar, os elétrons  tem que ser desalinhados, assim  o metal perder o seu magnetismo. Isto é conseguido com um campo magnético alternado, que pode ser produzido  pela alimentação da própria rede de CA através de da mesma  bobina.

Existem com na foto abaixo os desmagnetizadores usando imãs, que também são bastantes eficientes  imagem abaixo:

Magnetizador e Desmagnetizador de Ferramentas

O magnetizador e desmagnetizador de ferramentas são indicado para chave Allen, chave Estrela, chave Inglesa, chave Phillips, chave Torx, Pinças, etc.

Magnetizador e Desmagnetizador de Ferramentas

Abaixo o circuito do magnetizador e desmagnetizador de ferramentas, o seu projeto é muito simples e útil para se fazer rapidamente magnetização ou desmagnetização de chaves ou qualquer outra ferramenta  metálica.

Magnetizador e Desmagnetizador de Ferramentas

Lista de componentes do magnetizador e desmagnetizador de ferramentas

D1 –  Diodo retificador comum – 1N4007 ou equivalente
L1 – Bobina do primário (110/220 Volts)  de um transformador de força (ver texto abaixo)
CH1 – Chave 3 posições

A construção de L1 é simples, ela é feita a partir de uma Bobina  de transformador de força, usando apenas o primário, 110 ou 220 Volts.

Na imagem acima ela é redonda, mas a  maioria dos transformadores ela é quadrada, sem problemas. O secundário pode ser de qualquer valor, já que vai ser eliminado.

O uso do  magnetizador e desmagnetizador de ferramentas é facil,  simplesmente ligue o dispositivo coloque a chave na bobina, faça alguns movimentos de entrar e sair e a chave já estará magnetizada.

A chave é magnetizada quase que instantaneamente após o equipamento  ser ligada, para desmagnetizar, o interruptor é empurrado para aposição  desmagnetizar e a chave de fenda vai de novo para dentro da bobina.

É possível que você sinta uma vibração ou mesmo um tranco na  chave, o que é normal devido ao campo magnético alternado. A chave  tem de ser forçada para  dentro e para fora da bobina em um segundo ou dois para uma desmagnetização completa.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]