Home » Tecnologia » Medidor de Energia Elétrica

Medidor de Energia Elétrica

Com o aumento dos preços da energia elétrica cada vez mais as pessoas tem buscado maneiras de conseguir sua própria energia. Recebo muitos e-mails pedindo informações sobre circuitos de sistemas de geração de energia solar e eólica, mas esta semana recebi um e-mail pedindo uma maneira eletrônica de diminuir o consumo de energia elétrica.

Achei muito interessante este e-mail,  neste artigo vamos falar um pouco sobre o medidor de energia elétrica e se existe uma maneira eletrônica de tentar “baixar” a conta ou “enganar”  o medidor sem comprometer o consumo, isso é claro de maneira legal.

O que é um medidor de energia ?

O medidor de energia elétrica, popularmente chamado de relógio de luz é um medidor de consumo de energia elétrica de corrente alternada que é usado pelas concessionárias de energia elétrica.

Este tipo de medidor mede gastos de energia elétrica mensalmente em kWh  em residencias, comércios e empresas.

O primeiro medidor de quilowatt-hora de corrente alternada por indução foi apresentado em 1889 pelo húngaro Ottó Bláthy na Feira de Frankfurt, no Outono de 1889, e no mesmo ano já passou a ser comercializado.

Medidor de energia elétrica bifásico 3 fios
Medidor de energia elétrica bifásico 3 fios [Foto]
No Brasil o medidor de energia elétrica mais comum é o medidor de energia elétrica bifásico (3 fios). Existem dois tipos de medidores de energia elétrica, o eletromecânico e o eletrônico.

Medidor de energia eletromecânico

Circuito Medidor de energia eletrica

O medidor de energia eletromecânico é mais antigo, ele funciona pelo princípio da indução eletromagnética.

Este medidor tem um disco de metal que roda quando a eletricidade consumida pelo cliente passa por diversas bobinas gera um campo magnético, este campo impulsiona o disco girando-o, com isso ele movimenta uma engrenagem e ponteiros de uma série de relógios.

Cada volta do primeiro ponteiro conta um ponto de dez no segundo relógio, e assim com o terceiro, sucessivamente. Quanto mais energia for consumida, mais forte será o campo, mais rápido o disco girará e mais os relógios vão marcar. Apesar de antigo o medidor de energia eletromecânico é muito eficiente e ainda muito utilizado no mundo.

Medidor de energia eletríca eletrônico

Já o medidor de energia eletrônico, como o nome já diz, ele funciona eletronicamente, a medição é efetuada digitalmente.  Os medidores eletrônicos modernos contam com um dispositivo que envia informação sobre o consumo diretamente para a concessionária de energia elétrica.

Com isso não é preciso que a empresa envie um funcionário para fazer a leitura do medidor de energia.

O que é kWh ?

O KWh, quilowatt hora é uma unidade derivada de energia igual a 3,6 megajoules.  Se a energia está sendo transmitido ou usado em uma taxa constante durante um período de tempo, a energia total em quilowatts-horas é o produto da potência em quilo watts e o tempo em horas.

Ou seja o quilowatt-hora é uma unidade de energia equivalente a um quilowatt (1 kW) de potência sustentada por uma hora. Como exemplo, um chuveiro elétrico de 1000 watts (1 kW), ligado por uma hora.

Como parar o medidor de energia elétrica?

Pesquisei muito,  encontrei centenas de artigos sobre o assunto, mas em grande maioria se referem ao furto de energia, um dos melhores artigos é do Eng. Punaro Bley Adão de Oliveira que está publicado em seu site sob o nome de Fraudes mais Comuns na Medição de Energia Elétrica.

Um artigo também  interessante sobre uma maneira eletrônica de parar o medidor sem comprometer o consumo é de um site russo, ele descreve o sistema para ” parar o medidor de energia elétrica ” e até fazer o medidor rodar ao contrário.

Medidor de energia eletrica

O modelo de medidor de energia elétrica da Rússia tem quatro terminais, os terminais 1-2-3-4, que é monofásico, formam a bobinas de baixa resistência e alta corrente os terminais 1 e 2 , já 1 e 3-4 formam a segunda bobina que tem alta resistência, a tensão ao passar pelas bobinas  formam o campo eletromagnético que gira o disco do mecanismo de medição.

esquema do medidor de energia

Se fosse possível fazer com que um dos enrolamentos mudasse a corrente para o lado oposto, o sentido de rotação do disco também seria alterada.

Para fazer com que o medidor não messa o consumo teremos que impedir que a corrente na bobina circule ou alteramos o sentido da corrente. Será que isso é possível  fazer isso através de um circuito eletrônica sem alterar o sistema original?

“Segundo o artigo Russo” é possível interromper o fluxo de corrente usando uma solução alternativa, e mudar de direção – soprando nos enrolamentos uma “contra-corrente”.

como parar o medidor de energia

Só que esse sistema é algo inviável, como podemos ver no circuito acima, pois temos que fazer uma ligação antes do medidor (azul) e isso é ilegal! Veja o artigo aqui.

A conclusão é que de maneira legal não existe como burlar o Medidor de Energia Elétrica.  A maneira mais eficiente de baixar a conta de luz é economizando.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]