Home » Circuitos » Metrônomo Eletrônico

Metrônomo Eletrônico

Com certeza você já viu um metrônomo, mas não está unindo o nome a pessoa. Podemos dizer que o  metrônomo é uma especie de relógio que mede o tempo musical. Mas é um relógio com intervalos variáveis, só que de duração regular, ou seja ele dita a velocidade em que a música é executada.

O mais comum é o metrônomo mecânico, ele consiste num pêndulo oscilante cujas oscilações são reguladas pela distância de um peso na haste do pêndulo, com isso as suas batidas podem ser mais lentas ou mais rápidas.

metronomo
Foto: www.theguardian.com

Mas além do metrônomo mecânico, existe o eletrônico, que tem as mesmas funções do mecânico, podendo o passo ser marcado por som ou por luz através de um led.

Metrônomo Eletrônico

Metrônomo Eletrônico

circuito eletrônico acima é de um metrônomo eletrônico, ideal para quem está começando a aprender música e não tem interesse em comprar um equipamento sofisticado. Ele é bem simples, barato e confiável.

O coração do metrônomo eletrônico é o circuito integrado 555, neste projeto ele trabalha como um oscilador produzindo pulsos regulares que podem ser ouvidos em um alto-falante. Mas podemos modificar o circuito para que ao invés de áudio, o circuito apenas acenda e apague um LED.

A frequência deste metrônomo eletrônico pode ser ajustada no potenciômetro P1, mas caso queira mudanças maiores você pode alterar os valores do resistor de 22 K Ohm e do capacitor de 10 uF.

Já a fonte de alimentação do circuito tanto pode ser uma bateria de 9 Volts, quanto uma fonte comum, ou mesmo pilhas.

Se você usar um alto-falante de 8Ω acrescente um resistor de 33 a 100Ω por  1 Watt em série. Circuito publicado na revista Elektor.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]