Home » Ferramentas » Monitor de Tensão + e – 5VDC + e – 12VDC

Monitor de Tensão + e – 5VDC + e – 12VDC

Muitas vezes as falhas de sistemas embarcados e outros projetos está na falha de fornecimento de tensões da fonte de alimentação, uma fonte mal ou sub dimensionada pode causar falhas e com isso causar problemas em todo o projeto.

Uma saída é implantarmos um led para cada saída de tensão de fonte, mas se trabalhamos com várias, a quantidade de leds vai ser um inconveniente. Este artigo é a solução ideal, ele é um sistema simples que só usa um led para monitorar diversas tensões.

Circuito Monitor de Tensão

Esse circuito abaixo é de um projeto de monitoramento de fonte de alimentação que operam em tensões fixas de + e – 5 Volts e, + e – 12 Volts corrente continua.

Ele é facilmente construído pois tem poucos componentes e é consideravelmente mais simples do que os monitores usuais que utilizam comparadores de tensão e portas AND.

Monitor de Tensão 5VDC e 12VDC

O circuito não se destina a indicar o nível das entradas, ele não monitora a tensão e sim a falta dela. Se uma das tensões faltarem, por exemplo, a linha de -5 Volts falhar, o transistor T3, um BC548,  permanece ligado, mas a junção base-emissor de T2, um transistor BC548, não, de modo que este transistor é desacoplado.

Quando isto acontece, não há corrente através de D, que desliga. A queda através dos resistores R1 e R2 é 6,3 V (12 -5 -0,7). Isto significa que a corrente é 6.3mA e esta flui através do diodo D1 quando todas as quatro voltagens estão presentes.

No entanto, se por exemplo, a linha de -5 Volts falar, o transistor T3 está ligada, mas a junção base-emissor de T2 é cortada, de modo que este transistor é desacoplado. Quando isso acontece, não há nenhuma corrente através D que apaga.

Com modificações simples é possível alterar as tensões e até acoplar um dispositivo sonoro no lugar de D1 que é um led, isso facilitaria o monitoramento das tensões e a detecção de falhas.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]