Tag Archives: CMOS

Linha circuitos integrados CMOS Serie 4000

Circuito integrado DIP

A série 4000 é uma família de Circuitos Integrados de padrão industrial, implementando uma larga variedade de funções lógicas em tecnologia CMOS. Foi introduzida em 1968 pela RCA sob a nomenclatura CD4000 COS/MOS e ainda são utilizados atualmente. Surgiu como uma alternativa mais versátil e com menor consumo de potência que os CIs da família TTL 7400. À época, quase …

Continue lendo..

4069

Pinagem do 4069

O circuito integrado 4069 utiliza a tecnologia CMOS, tem encapsulamento DIL de 14 pinos e sua função consiste em seis inversores independentes. a alimentação é de 3 Volts a 15 Volts com um consumo de 0,5 a 1mA.  Veja o datasheet ou veja projetos eletrônicos usando o circuito integrado 4069. 4069  

Continue lendo..

4066 – A chave analógica ou Digital

CD4066

Como já falei em outro artigo, o circuito integrado CMOS 4066 é uma jóias entre os CI´s da linha 40xx. O circuito integrado 4066  é composto de 4 chaves bilaterais concebido para a transmissão e multiplexação que tanto podem operar com sinais analógicos quanto digitais. Existe uma regra básica para operar como chave analógica ou digital, para cada uma existe uma configuração diferente que é feita …

Continue lendo..

O que é uma Ponta Lógica

Usando a ponta lógica

O que é uma Ponta Lógica? Uma ponta lógica é uma ferramenta manual em formato de caneta que é utilizada para a análise e solução de problemas de estados lógicos, booleano 0 ou 1 de um circuito digital. As pontas lógicas podem ser utilizadas em ambas as famílias de circuitos integrados, o TTL (Lógica Transistor-Transistor) e o CMOS (semicondutor complementar de óxido …

Continue lendo..

Circuito estabilizador para Projetos CMOS usando Diodos

Circuito estabilizador para Projetos CMOS usando Diodos

Muitas vezes precisamos de um simples sistema de estabilização de tensão, principalmente em circuitos CMOS e temos que optar na maioria das vezes por um zener ou mesmo um circuito integrado regulador.  Nesses casos, quase sempre a fonte regulada sai mais trabalhosa e cara que o próprio projeto que está sendo desenvolvido. Mas existe uma maneira para regular pequenas tensões, onde …

Continue lendo..

Comparação entre Tecnologias CMOS, BJT, e GaAs

Transistor SMD 1p - 2n2222

Aqui uma pequena tabela de comparação entre as tecnologias CMOS, BJT e GaAs. CMOS ou C-MOS é a sigla de complementary metal-oxide-semiconductor, ela é uma tecnologia para a construção de circuitos integrados muito usada em microprocessadores, BJT é a sigla de Bipolar junction transistor, é a tecnologia mais usada em transístores  devido a sua facilidade de polarização e alta durabilidade. Já GaAs, ou arsenieto de gálio é …

Continue lendo..

CMOS o que é – Eletrônica Digital Tecnologia C-MOS

design CMOS

CMOS ou C-MOS é a sigla de complementary metal-oxide-semiconductor, ela é uma tecnologia para a construção de circuitos integrados muito usada em microprocessadores, microcontroladores, Memórias RAM e outros  circuitos Digitais. A tecnologia CMOS também é usado para vários circuitos analógicos como os sensores de imagem, conversores de dados e transceptores para muitos tipos de comunicação. Criado por Frank Wanlassem 1963 , o …

Continue lendo..

Gerador de Onda Quadrada TTL e CMOS

Gerador de Onda Quadrada TTL e CMOS

Por muitos anos trabalhei no reparo de osciloscópios e as ondas quadradas faziam parte do trabalho, principalmente na aferição e ajuste dos equipamentos. Na maioria dos osciloscópios antigos eram usados os circuitos integrados 4011 para geral a onda quadrada interna, o pino “CAL” no osciloscópio. Neste artigo sobre gerador de onda quadrada usando circuito integrado TTL ou CMOS, vamos mostrar …

Continue lendo..