Home » Tecnologia » O Menor Transistor do Mundo – Infográfico

O Menor Transistor do Mundo – Infográfico

Pesquisadores australianos conseguiram criar um transistor que tem o tamanho de um átomo. Esse é o menor transistor já criado no mundo. Considerando-se que o transistor de um único átomo,  tem  apenas 0,1 nanômetros de tamanho. Se você já achava um transistor SMD difícil de soldar então quero ver soldar esse “transistor atômico” .. ()

As possíveis aplicações para esse transistor são inúmeras, com esse transistor vai ser possível criar circuitos ainda menores e praticamente impossíveis  de se enxergar, e que pode passar pelas nossas veias sem causar incômodos.

O quanto pequeno pode ser um transistor?

O quanto pequeno pode ser um transistor?
O pequeno transistor! O quanto pequeno pode ser um transistor?

Levará algum tempo antes de vermos essa  tecnologia de transistores de um único átomo implementada em microprocessadores de computadores e outros dispositivos eletrônicos. Caras da Pingdom criaram um infográfico com a evolução da produção de microprocessadores. Dê uma olhada nessas mudanças notáveis ​​do tamanho do transistor ao longo de 41 anos.

Curiosidade da Eletrônica

Na realidade o transistor bipolar foi inventado por acaso!   Os transístores de silício e germânio foram inventados nos Laboratórios da Bell Telephone pelos cientistas  John Bardeen e Walter Houser Brattain em 1947 e demonstrado em 23 de Dezembro de 1948 . Na realidade eles pretendiam fabricar um transistor de efeito de campo (FET) idealizado por Julius Edgar Lilienfeld em 1925, mas acabaram por descobrir uma amplificação da corrente no ponto de contato do transistor. Isto evoluiu posteriormente para converter-se no transistor de junção bipolar (BJT) que usamos até hoje.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]