Home » Dicas » NTC – O salvador das Fontes Chaveadas

NTC – O salvador das Fontes Chaveadas

As fontes de alimentação atuais são quase todas chaveadas, com essa tecnologia se descartou a utilização dos enormes transformadores de força, com isso o tamanho e peso diminuiu sensivelmente.  Só que nem tudo é alegria, quando se descarta o transformador de força, estamos perdendo o isolamento entre a rede elétrica e o circuito eletrônico. Com isso as fontes se tornaram muito mais vulneráveis aos picos de energia quando ligadas ou quando recebiam descargas e surtos de tensão.

Para resolver esse grande problema, só uma solução eletrônica, e a solução são os termistores ou NTC. O NTC é um componente que têm a sua resistência alterada termicamente, isto é, o seu valor de resistência elétrica muda com a temperatura. Esse componente é que acabou por salvar os projetos de fontes chaveadas e sem ele talvez não estariam as fontes chaveadas na dimensão atual.

Como funciona o NTC em uma fonte chaveada

O NTC tem um coeficiente de temperatura negativo, isso quer dizer que ao aquecer ele diminui a resistência, o termistor é um semicondutor que contém óxidos metálicos, e é incrivelmente rápido nas mudanças de temperatura, além de ser muito preciso.

NTC
NTC

O problema da fonte chaveada é que ela tem capacitores de baixa impedância que expõem os diodos da ponte-retificadora a uma corrente excessiva quando a fonte é ligada.

A solução é o NTC, pois ele oferece alta resistência no início de comutação e limita a corrente de partida. O X da questão é que como os resistores o termistor consegue limitar a corrente, no caso das fontes chaveadas o NTC pode ser usado como interruptor de corrente quando colocado em série com o circuito a ser protegido. Eles apresentam uma resistência maior inicialmente, o que impede  grandes volumes de correntes de fluir para a fonte.

NTC na fonte chaveada
NTC na fonte chaveada – Foto

Um NTC tem uma resistência alta em baixas temperaturas e quando o circuito é ligado, a resistência do termistor limita a corrente inicial. Depois de algum tempo o fluxo de corrente aquece o termistor, e a sua resistência é alterada para um valor inferior, permitindo que a corrente flua ininterruptamente, não afetando a operação da fonte.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]