Home » Tecnologia » O que é a Eletricidade Atmosférica

O que é a Eletricidade Atmosférica

A Eletricidade atmosférica é o padrão de cargas elétricas na atmosfera da Terra. O movimento normal de cargas elétricas entre a superfície da Terra, em suas várias camadas da atmosfera, em especial a ionosfera , mas as camadas em conjunto, são conhecidos como o circuito elétrico atmosférico global.

Abaixo uma pequena parte da visão sobre o Circuito Elétrico Atmosférico Global –  INPE/ELAT – Grupo de Eletricidade Atmosférica.

O campo elétrico de tempo bom é consequência da existência de uma carga na superfície da Terra e da condutividade, que imperceptível aos seres vivos. Como a carga é negativa, o campo elétrico é voltado para baixo. Nos continentes, o campo elétrico médio é de cerca de 120 V/m. Este valor corresponde a uma carga superficial de -1,2 x 10-9 C/m2. Integrada sobre a superfície da Terra, este valor resulta em uma carga total de 600 kC. Há na atmosfera uma carga positiva semelhante.

Circuito elétrico atmosférico global
Circuito elétrico atmosférico global – imagem: inpe.br

Enquanto há um aumento exponencial da condutividade com a altitude, o campo elétrico diminui exponencialmente com a altitude. Em uma altitude de 30 km, o campo elétrico é de 300 mV/m. Integrando o campo elétrico da superfície da Terra até a ionosfera, ocorre uma diferença de potencial de cerca de 200 kV. [Fonte]

As Pesquisas sobre Eletricidade Atmosférica

Muitos dos maiores inventores de cientistas ligados a eletricidade e eletrônica fizeram estudos sobre Eletricidade Atmosférica.   Entre eles Hauksbee , Newton , William Wall, Thomas-François Dalibard, Alessandro Volta e Francis Ronald entre outros.

Benjamin Franklin fazendo a experiencia da pipa com seu filho
Benjamin Franklin fazendo a experiência da pipa com seu filho

Quem nunca ouviu falar de Benjamin Franklin  (inventor do para-raios – seu princípio de funcionamento)  que por volta de junho de 1752, teria realizado o seu famoso experimento com uma pipa, fio metálico, linha de seda e uma chave.

Franklin que fez muitas observações importantes sobre eletricidade atmosférica e essa experiencia foi refeita milhares de vezes por outros cientistas da época.

Campo eletrostático e a diferença de potencial do campo de Terra
Campo eletrostático e a diferença de potencial do campo de Terra

Mas foi Nikola Tesla e Hermann Plauson que investigaram a produção de energia através de eletricidade atmosférica, vimos o experimento de Tesla no artigo energia livre.

O grande Nikola Tesla foi mais longe e também pesquisou o uso do circuito elétrico atmosférico para transmissão de energia sem fio a grandes distâncias. Acima campo eletrostático e a diferença de potencial do campo da terra feito por Tesla.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]