Home » Componentes » O que é um Amplificador Operacional

O que é um Amplificador Operacional

O que é um Amplificador Operacional? Um amplificador operacional  é um circuito integrado amplificador,  com um ganho elevado, seu diferencial é que ele tem duas entradas, uma  inversora negativa e outra não inversora positiva, a tensão de sua única saída é o resultado da diferença entre as entradas inversora  e não inversora multiplicado pelo ganho.

Os amplificadores operacionais tiveram suas origens em computadores analógicos , este circuito integrado amplificador recebeu o nome de ” operacional ” porque foi projetado inicialmente para realizar operações matemáticas utilizando a tensão como uma analogia de quantidade.

Esta é a base dos computadores analógicos onde o amplificador operacional  era utilizado para realizar as operações matemáticas básicas como a adição, subtração, integração, diferenciação, entre outras.

O Amplificador Operacional

O primeiro amplificador operacional não era um circuito integrado em estado sólido, ele era uma válvula eletrônica a vácuo chamada de  “Amplificador Summing” criada por Karl Swartzel. do Bell Labs em 1941.

Mas com o aparecimento do transistores e dos circuitos integrados o uso do amplificador operacional se difundiu.  Em 1963 surgiu o primeiro amplificador operacional monolítico, o μA702 da Fairchild Semiconductor.

O amplificador operacional

O desenho eletrônico de uma amplificador operacional tipico, como já falamos ele tem duas entradas – INPUT (inversora) e  + INPUT (não-inversora), alimentação DC +Vss e -Vss, e a saída Output.

Amplificador Operacional

 

Alguns amplificadores operacionais tem tecnologia FET, o positivo, ou alimentação de dreno comum é chamada de VDD e o negativo, ou alimentação de fonte comum é chamado de VSS.

O funcionamento do amplificador operacional é simples, basicamente ele amplifica a diferença entre as duas entradas (– inversora e + não-inversora), e mostra o resultado em sua saída.

Apesar de sua idade, este componente é muito mais utilizado hoje, Abaixo uma pequena lista de sua utilização.

Amplificador diferencial
Amplificador de tensão
Amplificador de saída
Circuitos de polarização
Amplificador diferencial
Pré-amplificadores e buffers de áudio e vídeo
Circuitos diferenciadores e integradores
Circuitos de filtros
Circuitos de retificadores de precisão
Circuitos de detectores de pico
Circuitos de reguladores de tensão e corrente
Circuitos de calculadoras analógicas
Circuitos de conversores analógico-digitais
Circuitos de conversores digital-analógico
Circuitos de Fixação de tensão
Circuitos de osciladores e geradores de forma de onda
Entre outros..

O Amplificador Operacional 741

O 741 é um dos circuitos integrados amplificadores operacionais mais bem sucedidos e utilizados. Aqui mesmo no blog tem uma centena de circuitos eletrônicos que usam este amplificador operacional, como comparador de tensão ou mesmo amplificador de áudio.

O 741 foi criado melhorando o amplificador operacional LM101 em 1967, que resolveu uma série de problemas, e a subsequente libertação do μA741 em 1968.

O amplificador operacional  μA741 foi extremamente semelhante ao LM101, exceto dos produzidos pela  Fairchild, que incluiu uma compensação, um capacitor de 30 pF dentro do chip em vez de exigir a colocação deste capacitor externamente.

Essa pequena simples diferença fez com que o 741 fosse o  melhor amplificador operacional, fazendo com que os amplificadores operacionais modernos baseassem suas pinagens igual ao 741.

LM741
Pinagem do 741

Realmente o circuito integrado 741, é um dos amplificadores operacionais mais bem sucedidos e utilizados na eletrônica. Muitos dos projetos eletrônicos de comparadores de tensão e amplificadores de pequena potencia usam este circuito integrado.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]