Home » Tecnologia » O que é um Inversor Grid-Tie

O que é um Inversor Grid-Tie

Este é um dos mais solicitados, tenho recebido diversos e-mails pedindo projetos e circuitos eletrônicos de inversores Grid-Tie, não são poucos os e-mails e basicamente são de usuários com pouco ou nenhum conhecimento em eletrônica.

Eu sempre digo que quem está começando em eletrônica deve inciar com circuitos simples, como os transmissores de FM ou uma pequena fonte, já que em caso de erro os danos são mínimos.

Um Grid-Tie não é circuito para iniciantes e muito menos para intermediários, diria que é para montadores técnicos, vou explicar o motivo neste artigo.

O que é Inversor Grid-Tie

O inversor Grid-Tie, também chamado de inversor para conexão à rede é um equipamento eletrônico que tem a função de acoplar a rede elétrica gerada em sua residência (fornecida por geradores eólicos, solares e hidroelétricos) a rede elétrica da concessionária de energia, de maneira que a corrente elétrica passe de sua casa para a rede elétrica da rua.

Ou seja, um inversor grid-tie é um inversor de energia que converte a energia elétrica de corrente contínua (CC) em energia elétrica de corrente alternada (AC), além de sincronizar as duas em uma frequência em 60 Hz.

inversor grid tieNa teoria até parece fácil e simples, mas na prática é bem diferente. O inversor Grid-Tie pega a tensão em corrente continua proveniente de um gerador elétrico e inverte em tensão de corrente alternada, igual a um inversor de tensão, só que em onda senoidal pura.

Um circuito capta uma tensão de referencia da rede elétrica da operadora para poder sincronizar a frequência (60 hz) e limitar a tensão para os mesmos níveis da tensão de entrada, só assim a tensão da residencia passa a ser enviada para a rede de energia elétrica externa.

A tensão, a frequência e a corrente de saída devem estar perfeitamente alinhadas com a de entrada, e seu ângulo de fase está dentro de 1 grau em relação com a tensão externa. O circuito não é simples,  tem que ser microcontrolado para fazer todo o sincronismo.

Para se ter uma ideia um  inversor Grid Tie de 1000 Watts de potência de uma boa marca , importado não sai por menos de R$ 2.000.00 .

Diminuindo a conta de Energia Elétrica

O  inversor Grid Tie  só envia o excedente da energia para a concessionária, fazendo o relógio de força girar ao contrário, isso quando as baterias estiverem totalmente carregadas. ou seja, quando o consumo for inferior ao produzido.

Tenha em mente que segundo politica das empresas brasileiras de fornecimento de energia elétrica não se pode zerar a conta de energia elétrica, já  que existe um consumo mínimo que é cobrado não importando se ele for usado ou não (consulte a concessionaria de energia da sua região).

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]