Home » Componentes » O que é um Sensor de Efeito Hall

O que é um Sensor de Efeito Hall

Um sensor Hall ou sensor de efeito de Hall é um dispositivo capaz de transformar uma forma de energia em outra, no nosso caso, ele varia a sua tensão de saída, quando exposto a um campo magnético.

Os sensores de efeito Hall são muitos utilizados em sistemas embarcados como veículos, para detectar posicionamento, velocidade, corrente, ponto de ignição, bem como na comutação, entre outras utilizações.

Sensores de efeito Hall são transdutores lineares, em consequência, esses sensores requerem um circuito linear para o processamento de sinal de saída do sensor.

Sensor de efeito Hall

Basicamente, o sensor de efeito Hall tem a aparência física de um pequeno transistor, mas pode variar muito de acordo com sua utilização. Na imagem abaixo um Sensor de efeito Hall, sua representação em desenho no esquema eletrônico e sua pinagem.

Sensor de efeito Hall
Sensor de efeito Hall

O  funcionamento do sensor de efeito Hall é simples, quando um feixe de partículas carregadas passa através de um campo magnético, as forças atuam sobre as partículas e o feixe é defletido.

Quando um condutor é colocado em um campo magnético perpendicular à direção dos elétrons, que irá ser deflectida a partir de um caminho linear. Como consequência, um plano do condutor irá tornar-se carregado negativamente e o lado contrário irá tornar-se carregado positivamente. A tensão entre eles é chamada de tensão Hall.

Basicamente, existem dois tipos de sensores de efeito Hall. Uma é linear, o que significa a saída de tensão linearmente depende da densidade do fluxo magnético, e o outro é chamado limiar que significa que haverá uma diminuição acentuada da tensão de saída com a densidade de fluxo magnético.

Utilização dos sensores de efeito hall

Um sensor de efeito Hall pode operar como um interruptor eletrônico até uma frequência de 100 kHz.
Ele não sofre desgastes de contatos, ou qualquer fadiga mecânica porque o  sensor de efeito Hall é construído em estado sólido como os diodos e transistores.

Outra vantagem é que não são afetados por contaminantes ambientais uma vez que o sensor está em um encapsulamento selado e sem contato com o ar, por isso, pode ser utilizado em condições severas.

O sensor de efeito Hall pode medir uma ampla gama de campos magnéticos, alguns modelos
podem até medir o campo magnético da Terra e definir Pólo Norte e Sul.
[Fonte]

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]