Home » Ferramentas » O que é uma fonte simétrica?

O que é uma fonte simétrica?

O que é uma fonte simétrica?

A fonte simétrica é muito utilizada  quando se necessita de tensões positivas e negativas como na alimentação de circuitos com amplificadores operacionais, amplificadores de áudio de potência, comparadores de tensão e conversores Analógicos/Digitais, etc..

O que é uma fonte simétrica?
Fonte simétrica usando pilhas de 9 Volts

Acima um exemplo de fonte simétrica usando baterias 9 Volts, veja que podemos ter neste caso uma fonte de + 18 Volts assimétrica ou + 9Volts / – 9Volts simétrica.

Fonte simétrica de 5 Volt
Fonte simétrica de 5 Volt

Acima um exemplo de fonte simétrica de 5 Volts usando os circuitos integrados da linha 78xx e 79xx. Veja que essa fonte é alimentada por uma bateria de 12 Volts, mas pode ser alimentada por transformador com ponte retificadora sem problema algum. Pode-se usar fontes transistorizadas para maiores correntes, só que sempre respeitando as polaridades.

A tensão de alimentação sempre tem que ser mais que o dobro da tensão simétrica, exemplo, para uma tensão de simétrica de 5 Volts a fonte tem que ter 10 Volts, para uma fonte simétrica de 12 Volts a fonte tem que ter 24 Volts e assim por diante.

A razão deste artigo é que muitos amplificadores de áudio de potência precisam destes tipos de fonte, apesar do nome soar como algo complexo, a fonte é bem simples. Só que ficou a dúvida entre alguns  leitores  sobre o que é e como funciona, então escrevi este pequeno artigo.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]