Home » Ferramentas » O que é uma Ponta Lógica

O que é uma Ponta Lógica

O que é uma Ponta Lógica? Uma ponta lógica é uma ferramenta manual em formato de caneta que é utilizada para a análise e solução de problemas de estados lógicos, booleano 0 ou 1 de um circuito digital.

As pontas lógicas podem ser utilizadas em ambas as famílias de circuitos integrados, o TTL (Lógica Transistor-Transistor) e o CMOS (semicondutor complementar de óxido metálico).

Existem centenas de tipos de sondas lógicas, desde as mais simples que apenas tem um Led indicador, e  as mais complexas com displays de LCD que mais parecem um osciloscópio.

Nas pontas lógicas mais simples existem dois leds, geralmente um led vermelho e um verde, eles indicam os estados alto e baixo, respectivamente. Alguns outros modelos simples tem um terceiro led, este led é amarelo é  tem a função de indicar um pulso digital.

A Ponta Lógica

Ponta Lógica
Ponta Lógica

 

Algumas pontas lógicas permitem a seleção de famílias lógicas  TTL ou CMOS, isto é necessário uma vez que estas famílias têm limites diferentes de tensão para a lógica de alto (V HI ) e baixo (V LO ).

A ponta lógica pode testar apenas um único sinal de cada vez, quando é preciso analisar muitos níveis lógicos simultaneamente a ferramenta indicada é um analisador lógico, que nada mais é que dezenas de pontas lógicas em um aparelho de bancada.

Normalmente os níveis de entrada de sinal das pontas lógicas comerciais são:

Ponta Lógica Nível HI

TTL:> 2.3V
CMOS:> 70% Vcc

Ponta Lógica Nível LO

TTL: <0.08V
CMOS: <30%  Vcc

Como usar a ponta lógica

Como falamos a função da ponta é a indicação do estado lógico de uma linha de sinal digital, mostrando se existe um estado lógico 1 (HI – alto), 0 (LO – baixo) e Pulso. O terceiro LED indica um sinal pulsante, que alterna rapidamente entre 0 e 1 (HI e LO).

Dependendo da ponta lógica os sinal pulsante pode ser detectados até uma velocidade de até 20 MHz , ou seja,  um pulso de 20 milhões de vezes por segundo, o que é mais do que rápido o suficiente para a maioria das aplicações digitais, como nos microcontroladores Arduino, PIC, PI Raspberry, em sistemas de robótica e em controles digitais em geral.

A largura mínima detectável de um pulso na ponta lógica é de 50 nanosegundos, que também é um nível bem grande para a maioria das aplicações digitais.

Usando a ponta lógica
Usando a ponta lógica

Como já sabemos as principais funções da ponta lógica, vamos começar a usar esta poderosa ferramenta, devemos tomar as mesmas precauções de segurança que temos ao usar um multímetro. Tenha cuidado ao trabalhar perto de qualquer tipo de alta tensão ou correntes altas, elas podem danificar sua ponta.

Primeiro vamos conectar o cabo vermelho e preto da ponta lógica no circuito que vamos testar, a garra jacaré vermelha vai para a alimentação positivo e a preta para a negativa ou terra do circuito. Faça essa checagem para encontrar os pontos de ligação com um multimetro.

Toque a ponta na parte do circuito que você deseja testar, os leds da ponta lógica vão determinar o estado de lógica da linha do circuito, HI, LO ou pulso.

A ponta lógica pode ser usada em qualquer equipamento digital, desde uma impressora, para mostrar as operações IRQ e DMA na I/O cards ou em circuitos básicos para verificar o estado lógico de um simples circuito integrado.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]