Home » Componentes » O que são Componentes Passivos

O que são Componentes Passivos

Os componentes eletrônicos podem ser passivos ou ativos, os componentes passivos são os componentes eletrônicos que não aumentam a intensidade de uma corrente ou tensão de um circuito. Eles são também chamados de componentes básicos.

Há quatro grandezas físicas de interesse para a eletrônica que são: tensão, fluxo, carga e corrente. Duas das grandezas físicas são definidos em termos das outras duas. (Atual é a mudança na carga ao longo do tempo de tensão é a mudança no fluxo ao longo do tempo.) Isso deixa quatro relações possíveis: resistência, indutância, capacitância e a Memristência.

fisica eletronica
Imagem Wikipédia

Embora em segundo plano, também são considerados componentes passivos os transdutores, sensores, detectores, antenas e até as placas auxiliares de prototipagem. Mas Apenas os quatro componentes, que são o resistor, capacitor, indutor e memristor são os componentes básicos passivos.

componentes passivos

Os componentes Passivos

Resistor

Atua na corrente em proporção à tensão ( lei de Ohm ) e se opõem  a Corrente.

Capacitor

Os capacitores armazenam e libertam cargas elétricas. Eles são usados ​​para filtrar linhas de alimentação, ajuste de circuitos ressonantes, e para o bloqueio de tensões contínuas ao deixar passar sinais AC, entre muitos outros usos.

Indutor

Os indutores  usam o magnetismo no armazenamento e liberação de cargas elétricas por meio de corrente

Memristor

O memristor passam cargas em proporção ao magnetismo ou fluxo magnético, e têm a capacidade de reter um estado de resistência anterior, daí o seu nome, por ele tem  memória além de ser um resistor.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]