Home » Circuitos » O que são Íons ? O Ionizador de Ar

O que são Íons ? O Ionizador de Ar

O que são íons ? Basicamente os íons são átomos que estão em toda parte, que perdem ou ganham elétrons durante reações. Podemos classificar os íons como ânions ou cátions. Os ânions são os íon negativos, ou seja são átomos que recebem elétrons e ficam carregados negativamente. Já os cátions são íons positivos, ou seja,  o átomo que perde elétrons e fica com carga positiva.

Então grosseiramente falando os  íons são cargas elétricas (cargas estáticas) que podem ser positivas ou negativas e que podemos encontrar em qualquer átomo, seja em um objeto ou no ar.

Vamos falar dos íons que estão dispersos no ar, mas antes quero dizer que existe muita ficção e misticismo que envolve os íons, objetos como Orgonites, amuletos, etc, mas vamos nos ater a parte que a ciência explica.

 

 

Orgonite
Orgonite

Existem um equipamento que é capaz de medir os íons atmosféricos, o Air Ion Counter/Meter , Medidor ou contador de íons do Ar. Estes equipamentos tem a capacidade de medir a densidade de íons no ar.

Medidor de íons

Em química para podermos determinar a concentração dos íons em uma solução é preciso observar a proporção de cátions e ânions na fórmula da substância e o seu grau de dissociação ou ionização.

Neste caso usamos  molaridade, ou concentração em quantidade de matéria (mol/L), é a relação entre a quantidade de matéria do soluto (n1) e o volume da solução em litros (V).

Mas quando falamos em ambientes e sólidos, os medidores de íons tem a capacidade de medir o número de iões, geralmente íons por centímetro cúbico ( íons / cc) no ar.

Eles medem o número de íons separadamente, ou juntos, mostrando os íons que estão em maior quantidade, já que normalmente eles estão presentes em simultâneo, positivos ou negativos juntos.

Detector comercial de fantasmas
Detector comercial de fantasmas

Muitos chamam esses detectores de detector de fantasmas, mas na realidade eles são simples detectores de íons. Nada de paranormalidade até onde ciência pode explicar veja o artigo Eletrônica x Paranormalidade.

Alguns detectores de íons são capazes de detectar cargas elétricas em objetos e até no ar, estes são chamados de detector de eletricidade estática, ou ESD (descargas eletrostáticas).

Íon – Cátion – Ânion

Até onde os pesquisadores chegaram, os ânions que são os íons negativos, são os únicos que fazem bem para a saúde, podendo causar bem estar,  prevenção de doenças e até mesmo sua cura. Já os cátions que são íons positivos tem o efeito contrário e deve ser evitado locais de grande concentração destes íons.

Íons negativos e seus benefícios para sua saúde

No ar os íons negativos são átomos de oxigênio carregados com um elétron extra, segundo vertentes de pesquisadores estes íons são capazes de limpar o ar de bactérias (bactericida), vírus,  diversos alérgenos, pólen, mofo, pelos, odores, fumaça e outras partículas perigosas em suspensão, com isso causando efeitos benéficos sobre a sua saúde.

Na natureza os iões negativos são criados pelos efeitos da água, ar, luz e terra juntos, lugares como mar, cachoeira, florestas particularmente em torno da água em movimento ou depois de um temporal.

Isso explica a sensação de bem estar ao estar em um destes locais, pois nosso corpo está sendo bombardeado de íons negativos.  Podemos dizer que as árvores eletrificam a atmosfera e nos ajudam a viver melhor.

Os íons negativos tem o poder de neutralizar os íons positivos gerados pelo homem, como as cargas estáticas positivas de eletrodomésticos e eletrônicos. Uma fonte caseira de íons negativos é o seu chuveiro, apesar de ser elétrico ele gera íons negativos, talvez pela vaporização da água.

O Ionizador de Ar

Nos laboratórios, incluso o de eletrônica o uso do ionizador de ambiente é um item essencial, além de acabar com a poeira, pô e fumaça ele é ótimo no controle eletrostático (ESD) evitando as descargas eletrostáticas.

No caso das partículas em suspensão, o ionizador de ambiente faz com que ela caia no chão ou o faz se depositar em uma superfície próxima, removendo do ar que você respira e impedindo estas partículas de causar problemas respiratórios e outras questões de saúde.

ionizador de ambienteneutralizadores por ionização para controle eletrostático ou ionizador de laboratório eletrônica geram tantos os íons positivos quanto os íons negativos, com isso causam a neutralização das cargas, evitando descargas eletrostáticas.

Vantagens do ionizador de ambiente

Os ionizadores negativos limpam o ar, e podem diminuir significativamente a transmissão de doenças causadas por vírus e bactéria que tem sua transmissão pelas vias aéreas.

Melhora seu sistema respiratório e protege seus pulmões de irritação, inflamação e outras doenças respiratórias como gripes, resfriados e asma.

Os íons negativos aumentam a sua sensação de bem-estar, têm um efeito relaxante, alivia a tensão, melhora a clareza mental, normaliza a respiração e diminuição da pressão arterial. Sem contar que estudos mostraram que altos níveis de íons negativos pode ser tão eficaz quanto antidepressivos em alguns casos específicos.

Pesquisa da Universidade da Califórnia mostrou que íons negativos normaliza os níveis de serotonina no cérebro, melhorando potencialmente a perspectiva e humor de uma pessoa.

Um estudo francês constata que os ionizadores negativos ajuda a dormir melhor. Mais uma vez devido aos seus efeitos positivos na normalização da produção de serotonina no cérebro.

A empresa Norwich Union instalou ionizadores, geradores de íons negativos em uma área de trabalho com computadores  e outros equipamentos eletrônicos, isso reduziu os casos de doença de seus funcionários em 78%.

Ionizadores negativos também são usados ​​rotineiramente em hospitais na Europa por seu impacto positivo sobre as taxas de saúde e cura do paciente.

Testes mostraram que regularmente indivíduos expostos a níveis elevados de íons negativos melhoram em tarefas mentais desafiadoras do que aqueles que respiram o ar com íons positivos.

Pierce J. Howard PhD do Centro de Ciências Aplicadas Cognitivas diz no Manual do Proprietário para o cérebro – “Os íons negativos aumentar o fluxo de oxigênio para o cérebro; resultando em maior agilidade, diminuição da sonolência, e mais energia mental “.

Circuito Ionizador Negativo de Ar

O funcionamento de um ionizador é bem simples, o circuito consiste de um gerador de alta tensão que é pulsante alternadao de baixa frequência. Esta alta tensão é enviada a centelhadores que ionizam o ar ao seu redor, por sua vez um ventilador espalha o ar ionizado pelo ambiente.

O gerador pode gerar  pulsos negativos e positivos, ou somente negativos dependendo da necessidade.

Em nosso caso, vamos ver um circuito de ionizador de ar apenas negativo, o circuito é bem simples,  utiliza a própria rede elétrica domiciliar e sua frequência de 60 Hertz para gerar a alta tensão.

Gerador de íons negativos simples
Gerador de íons negativos simples

O circuito basicamente é de um multiplicador de tensão, o que faz ele gerar uma alta tensão negativa é a posição do diodo, se invertermos os diodos o ionizador de ar vai gerar íons positivos.

No projeto original a alimentação é de 220 Volts mas você pode usar 110 Volts, só que irá ter uma queda de rendimento, para sanar este inconveniente basta acrescentar mais alguns módulos de capacitor/diodo.

Outros circuitos geradores de alta tensão podem ser usados, desde que seja geradores negativos.

Não esqueça de tomar cuidado na montagem, tudo deve estar bem isolado para não ter vazamentos ou o curto da alta tensão. Nunca manuseie o circuito quando estiver ligado, leia nossa página sobre Responsabilidade do Site.

[Fonte][Fonte][Foto]

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]