Home » Tecnologia » O Primeiro Rádio Transistorizado – A era do Transistor – Regency TR-1

O Primeiro Rádio Transistorizado – A era do Transistor – Regency TR-1

O Rádio Transistorizado ou rádio all-transistor foi um marco na evolução da eletrônica, onde saímos da era das válvulas eletrônicas para a era do semicondutores. O Rádio Transistorizado é um receptor de rádio portátil, de pequeno porte, que usava em seus circuitos apenas transistores e diodos.

Com essa evolução em 1954, o rádio se tornou o mais popular dispositivo de comunicação eletrônica na história, com bilhões fabricados durante as décadas de 60 e 70. Seu tamanho de bolso provocou uma mudança nos hábitos de escutar  músicas e notícias, permitindo que as pessoas ouvissem seus programas prediletos em qualquer lugar que fossem.

A Revolução Rádio Transistorizado

Mesmo antes do transistor ser inventado, os rádios portáteis, feitos de válvulas eletrônicas de vácuo foram produzidos, eles eram volumosas e pesadas, devido às grandes pilhas e transformadores necessários pelo alto consumo de energia das válvulas.

A Texas Instruments demonstrou o funcionamento do rádio AM all-transistor em 25 de maio de 1954, mas o seu desempenho foi inferior ao dos modelos equivalentes com válvulas eletrônicas de vácuo. O rádio totalmente transistorizado, que se tornou viável foi demonstrada em agosto de 1953 em Düsseldorf na Alemanha .

Este rádio da alemã Intermetall Foi construído com quatro transistores de germânio feitos à mão, no entanto, como acontece com as primeiras unidades dos rádios Texas Instruments, apenas protótipos foram construídos e nunca foi colocado em produção comercial. Até a RCA já havia demonstrado um protótipo de rádio á transistor em 1952, mas sem sucesso.

O Primeiro Rádio Transistorizado

 Regency TR-1
Rádio Regency TR-1

Mas a Texas Instruments e Regency ( uma empresa de fabricação baseada em Indianapolis ), realmente foram os primeiros a oferecer um modelo comercial de rádio transistorizado a partir de outubro de 1954. Até hoje existe uma grande controvérsia sobre qual foi o primeiro rádio totalmente transistorizado produzido comercialmente, alguns atribuiriam a Sony, mas já foi provado que o Regency TR-1 foi o primeiro rádio transistorizado a ser produzido comercialmente.

A entrada da Sony (A empresa se chamou sony para os americanos poderem pronunciar o nome e comprarem seus rádios) na história é que sabendo do potencial de negócios do rádio transistor, em setembro de 1955 lançou seu próprio rádio, o TR-55. Isso levou ao primeira grande sucesso dos produtos da empresa. Mas o Sony TR-55 era maior e bem mais pesado que o Regency TR-1, mesmo assim era considerado portátil para a época.

 

Radio sony TR-55
Radio Sony TR-55

 

Mas com uma grande campanha de marketing a Sony anunciou o lançamento do  novo Sony TR-63 o rádio de bolso em 1957, segundo eles era o menor rádio transistorizado do mundo, dizendo: “ele vai caber no bolso da sua camisa”.

 

radio Sony TR-63
RÁdio Sony TR-63 – foto: https://www.flickr.com/

O problemas é que os vendedores usavam camisas que tinham bolsos enormes…

Linha de produção do Regency TR-1

O Regency TR-1 era vendido a US$ 49,95, um preço um tanto alto para a época, comparado com os dias de hoje ele teria o preço de um bom equipamento de som MP3. Foram vendidas cerca de 150 mil rádios, apesar do um desempenho de som muito ruim em comparação com os rádios a válvulas eletrônicas a vácuo da época.

 

Regency TR-1
Regency TR-1 foto: ebay.com

Ficha Técnica do Regency TR-1

Banda: AM Broadcast (MW)
Funcionamento: Super-heteródino
Freqüência Intermediaria (FI/IF) : 262kHZ
Semicondutores: Transistores: TI223 TI222 TI222 TI210 Diodo: CK706
Alimentação: Pilhas Secas de 22,5 Volt
Potência de áudio: 0.1 Watts

 

Manual Técnico do rádio Regency TR-1

BATERIA 22,5Volt
Bateria 22,5 Volt usada no Regency TR-1 (bateria AA para comparação mostrada à esquerda) wikipedia.org

O circuito do Regency TR-1

O Regency TR-1 era um receptor de AM  super-heteródino feito com quatro transístores NPN e um diodo. Ele continha uma única fase conversora, seguido de um amplificador de frequência intermediaria. Após a detecção, um  único transistor fazia a amplificação do som. Veja o esquema do rádio abaixo:

 

Esquema radio Regency TR-1
Esquema radio Regency TR-1

Todas as etapas do amplificador usava emissor comum, o estágio de FI utilizava bobinas sintonizadas e um transformador de áudio em miniatura na saída para o alto-falante. As bobinas de frequência intermediárias foram pareadas com capacitores, e sintonizadas a mão na freqüência intermediária (FI) de 262 kHz, utilizando núcleos móveis de ferrite.

 

regency tr-1 foto interno
Regency tr-1 foto interno : http://www.mequonsteve.com/regency/

O receptor tinha um controle de ganho automático (AGC) , seu  nível DC do sinal detectado era filtrado com um capacitor  e usada para controlar o ganho do primeiro estágio de FI. Sua bateria de 22,5 V era muito usada na época, atualmente é rara, utilizada em apenas alguns dispositivos antigos.

A era do Transistor

Realmente a era do transistor em sua fase  comercial começou  com o primeiro rádio transistorizado  ( estado sólido ) o Regency TR-1  e com os transistores da Texas. A partir desse momento começamos a caminhar para uma nova era, a era dos circuitos integrados, que vamos ver em breve!

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]