Home » Circuitos » O Robô 555 – Qual a função dele e como funciona?

O Robô 555 – Qual a função dele e como funciona?

A algumas semanas atrás em nossa página no Facebook publiquei a imagem de um robô feito de 555, e no texto da publicação eu escrevi: “555 é a simplicidade em pessoa! Olhem essa teia de aranha. O pior que funciona.”. O Robô de 555 era meramente uma ilustração, mas mesmo assim o circuito se feito da maneira correta funcionaria. Mas a imagem estava incompleta e não dizia onde os componentes estavam ligados, com isso surgiu vários questionamentos dos amigos do Facebook.

 

robô de 555

Entre algumas das perguntas estão: Qual a função dele? Como funciona não entendi? Como ligar? Etc. Então resolvi fazer esse artigo sobre o O Robô 555 e acabar com todas as dúvidas. Em breve vou fazer um artigo mais detalhado sobre o circuito integrado 555, mas por enquanto vamos dar enfase apenas ao robô.

 

 Qual a função dele e como funciona? 

Basicamente a sua função é ser um enfeite, um robozinho pisca-pisca com um LED. Ele usa uma das funções de um circuito integrado 555 que é de um multivibrador astável.

Um multivibrador astável

 

 Um multivibrador astável

O circuito do robô é basicamente o esquema acima, que mostra um circuito integrado temporizador 555 configurado para ser um multivibrador astável. Mas o que é um  multivibrador astável?  Um  multivibrador astável é um circuito de tempo cujo  a saída  alterna entre “baixo” e “alto” de forma contínua, em resultado da geração de um trem de pulsos. Este circuito é, portanto, também conhecido como um circuito “gerador de pulso.

Existem limites de trabalho e frequência para usar o 555, mas isso veremos adiante quando falarmos sobre esse circuito integrado, o importante é mostrar o funcionamento do robô ou boneco, ou sei lá da maneira que vocês queiram chamar. Mas para ser apenas um pisca-pisca podemos fazer uma configuração como está na figura abaixo.

Como ligar?

boneco de pisca-pisca 555

 

Na ligação do robô, seria mais ou menos assim a conexão dos componentes e a fonte de alimentação no ci 555.

boneco de pisca-pisca 555

 

Como existem uma grande variedade de combinações de tempo e componentes, os valores dos resistores R1, R2 e do capacitor C1 podem variar. Para ajustar os componentes para obter o resultado desejado de tempo do pisca-pisca você pode usar o programa que está disponível no artigo  software de Designer e Aplicativos usando 555 para Download. Esse programa foi desenvolvido para o cálculo de componentes do temporizador 555, e  irá ajudá-lo em seus projetos. Ele faz os cálculos dos valores dos componentes  levando em conta a tensão de alimentação e o tempo desejado.

Uma variação do 555 com potenciômetro

O nosso amigo Jooão Gilberto do Facebook enviou esse projeto que utiliza um potenciômetro para variar a frequência do pisca-pisca. Vocês podem verificar que a estrutura de todos os projetos são iguais, o que varia é o valor dos componentes. No circuito abaixo existe um potenciômetro (poderia ser um trimpot)  para variar a velocidade do pulso, e junto dele um resistor de 470 Ohms para evitar que quando o potenciômetro esteja totalmente aberto a tensão de 9 Volts passe direto para o pino 7 do circuito integrado 555.

pisca-pisca 555

pisca-pisca com 555

Espero que esse artigo tenha sanado as dúvidas de todos quanto ao projeto. Se gostou compartilha ou curta! Obrigado!

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]