Home » Componentes » Transformador de Áudio

Transformador de Áudio

O transformador do alto-falante, transformadores de áudio ou AF são transformadores que trabalham em frequências baixas que ficam entre 20Hz até 20kHz e são usados ​​basicamente em circuitos amplificadores de áudio. Estes transformadores foram fundamentais na época das válvulas eletrônicas para combinar as saídas de alta impedância de amplificadores com os alto-falantes de baixa impedância.

Transformador de áudio é um transformador de “banda larga”, em essência ele é um transformador de dois ou mais enrolamentos acoplados por meio de um campo magnético comum. É esse campo magnético que fornece os meios para passar tensões e correntes do enrolamento primário para o enrolamento secundário.

O Transformador de Áudio

transformador de audio

Essencialmente, o principal objetivo de um transformador de áudio é isolar o DC com perda mínima e acoplar impedâncias complexas para o sinal AC. Mas atualmente os amplificadores transistorizados não têm a necessidade de transformadores de saída de áudio e nem é necessário sua isolação devido a baixa tensão de trabalho.

Especificação básica do Transformador de Áudio

Impedância: 1kohm / 8ohm
Resposta de frequência: 300Hz até 3 kHz ± 2,5 dB
Potência: 450mW
Primária Resistência DC: 100 ° ± 10%
Secundária Resistência DC: 0.7O ± 10%

Normalmente o transformador de áudio tem uma impedância primário de 1 k Ohms e um secundário de 8 Ohms, mas existem uma infinidade de impedâncias, e até mesmo os transformadores de áudio 1:1 que são usados apenas para isolação.

Veja no Como fazer um Transformador de áudio Caseiro.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]