Home » Componentes » O Supercapacitor

O Supercapacitor

supercapacitor é um capacitor de alta capacidade eletroquímica com valores de capacitância muito mais elevados do que outros capacitores eletrolíticos, mas seus limites de tensão são mais baixos.

Também chamados de megacapacitor, ultracapacitor,  supercondensador, megacondensador ou ultracondensador, os supercapacitores estão situados como componente entre os capacitores eletrolíticos e as baterias recarregáveis.

Podemos dizer que eles são pequenas baterias , pois são capazes de armazenar de 10 a 100 vezes mais energia por unidade de volume ou massa que os capacitores eletrolíticos comuns.

Supercapacitor

Além do poder de armazenagem, ele pode fornecer uma carga muito mais rápida, tolerar muitos mais ciclos de carga e descarga, com mais segurança, trabalhar em todos as temperaturas e que pode ser carregada e descarregada muito rapidamente que as baterias recarregáveis atuais.

 Maxwell supercapacitor
Maxwell supercapacitor

A desvantagem do supercapacitor é que que ele não têm a capacidade de segurar a carga como a maioria das baterias, tensão de descarga linear, auto-descarga alta e alto custo por Watt.

Supercapacitores são utilizados em aplicações que requerem vários ciclos de carga rápida e descarga em vez de armazenamento de energia compacta a longo prazo, são muito utilizados como backup de memória ,para memória de acesso aleatório estática (SRAM).

Atualmente uma aplicação comum são nas modernas turbinas eólicas , onde supercapacitores ajudam a suavizar a energia intermitente fornecida pelo vento.

Em veículos elétricos e híbridos os supercapacitores estão cada vez mais presente como depósitos de energia temporária para frenagem regenerativa. Isso é onde a energia de um veículo que normalmente É  perdida quando se trata de uma parada rápida,  armazenados e depois reutilizados quando ele começa a se mover novamente.

Com certeza logo você vai dar de frente com um destes!

 

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]