Home » Circuitos » Oscilador Sintonizável de Baixa Frequência Usando um Amplificador Operacional

Oscilador Sintonizável de Baixa Frequência Usando um Amplificador Operacional

Um título um tanto longo, Oscilador Sintonizável de Baixa Frequência Usando um Amplificador Operacional, mas este é mais um circuito da Revista Nova eletrônica, desta vez de um artigo retirado da revista Electronics International, sob o nome de “comparador se transforma em um oscilador sintonizável.”

Neste artigo vamos ver como uma configuração de comparador de tensão dada a um amplificador operacional pode se tornar um oscilador de frequência variável com um ciclo fixo de 50%.

Oscilador Sintonizável de Baixa Frequência Usando um Amplificador Operacional

O circuito de Oscilador variável descrito aqui é capaz de oscilar entre 700Hz e 2.7KHz com uma boa precisão, estabilidade, variação de frequência lenta e suave.

Oscilador Sintonizável

O funcionamento é simples, ao ser ligado a tensão no capacitor C1 é nula e o nível de saída é alto, através de R5 e R6,  C1 carrega atingindo o limiar superior V+.

Ao chegar neste ponto a saída passa a ter um nível baixo e C1 inicia lentamente sua descarga através de R6 até atingir seu limiar inferior V-. Quando a saída chega  ao nível inferior se repete o processo, indefinidamente.

O ajuste da frequência é feita pelo resistor R3 que pode ser um potenciômetro ou mesmo trimpot.

Fonte Nova Eletronica – Fevereiro de 1984

Salvar

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]