Home » Tecnologia » Padre Landell de Moura

Padre Landell de Moura

Roberto Landell de Moura, mais conhecido como Padre Landell de Moura, nasceu em Porto Alegre no dia 21 de janeiro de 1861 e faleceu de tuberculose na mesma cidade em 30 de junho de 1928. Ele foi um cientista brasileiro que por motivos religiosos deixou de ser reconhecido como um dos maiores inventores mundiais.

Landell foi um padre católico, que iniciou os estudos de física e eletricidade quando morava em Roma, no Brasil, como um autodidata continuou seus estudos, e realizou as suas primeiras experiências públicas na cidade de São Paulo no final do século XIX.

Landell é considerado atualmente um dos maiores cientistas e um grande inventor brasileiro, ele é o Patrono dos Radioamadores do Brasil e para se ter ideia de sua importância, podemos colocar ele no nível de Santos Dumont.

Padre Landell de Moura

Padre Landell  de Moura
Padre Landell de Moura

O Padre Landell de Moura também é considerado o pioneiro do rádio, suas pesquisas tinham como base as ondas eletromagnéticas, foi o primeiro a transmitir a voz humana via rádio, conseguindo patentear seus inventos tanto no Brasil como nos Estados Unidos.

Padre Landell de Moura – O Patrono dos Eletrônico

A primeira transmissão de voz humana via rádio foi realizada por Landell em 1893, transmitida da Av. Paulista, e recebida em um receptor instalado no alto de Santana, a uma distância de oito quilômetros, a transmissão pública pode ser considerada a primeira do mundo, por ter ocorrido bem antes dos experimentos bem-sucedidos de Marconi.

Transmissor de ondas do Padre Landell de Moura
Circuito Transmissor de ondas do Padre Landell de Moura
Circuito de Telegrafo sem fio do Padre landell
Circuito de Telegrafo sem fio do Padre landell

 

Ao ter sucesso em sua transmissão de voz, foi considerado um bruxo , teve sua casa paroquial invadida e seu laboratório destruído. Padre Landell não conseguiu o apoio do governo e nem financiamento privado para suas pesquisas, consideravam ele um louco.

O reconhecimento do Padre Landell de Moura só veio 100 anos depois de seus experimentos,  um pouco tarde para Landell, mas como podemos ver o Brasil sempre foi omisso a seus verdadeiros cientistas e heróis .

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]