Home » Componentes » Pinagem Microcontrolador ATmega328 – Arduino

Pinagem Microcontrolador ATmega328 – Arduino

Eu adoro o Arduino, acho que o que mais me atraiu foi a facilidade de programação, eu até tentei usar a PIC mas não me dei bem justamente neste quesito. Depois de testar e fazer seu projeto no Arduino é hora de colocar em prática e fora da placa do Arduino o seu microcontrolador ATmega 328.

Basicamente para funcionar o ATmega 328 tem obrigatoriamente apenas o circuito de clock que tem dois capacitores de cerâmica de 22pF e um cristal de 16Mhz, sem contar a alimentação. Em alguns sites como o Aliexpress tem um ki, que vem o microcontrolador ATmega 328, soquete, capacitores e cristal, que é bem mais barato que muitas PIC do mercado.

O próprio programa do Arduíno usando a placa com um novo processador virgem é capaz de gravar o bootloader e depois o programa de seu projeto.

Pinagem atmega328

Piinagem Ci Atmel Arduino

 

Aqui estão os esquemas que mostram a pinagem do microcontrolador Arduino Atmega e diagrama do circuito mais básico com o cristal. Também um a pinagem do ATmega328 e tqpf com o código do bootloader Arduino. Muitas vezes ficamos perdidos para fazer a passagem do Arduino + Protoboard para o projeto no papel e posteriormente na PCI.

Pinagem atmega328 Arduino

bootloader Arduino

 

 

Pinagem atmega328 Arduino

Porta B tem pinos B0 para B5

Porta C tem pinos C0 a C5

Port D tem pinos D0 a D7

Pinagem atmega328 TQFP Arduino

 

Pinagem atmega328 Arduino TQFP

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]