Home » Componentes » Pinagem de Conectores USB

Pinagem de Conectores USB

Atualmente quase todas conexões para PC são feitas através de um conector USB, como mouses,  teclados, impressoras, câmeras digitais, o Arduino e quase todos equipamentos periféricos digitais . USB é a sigla de Universal Serial Bus, esse padrão foi projetado em meados de 1990 para substituir as portas seriais e paralelas.

Logotipo USB
Logotipo USB

Existem três padrões USB,  USB 1, USB 2.0 e USB 3.0.  Quanto aos conectores, há vários tipos de conectores como o  Tipo A, Tipo B, Mini-A, Mini-B, Micro-A, Micro-B e Micro-AB. Tipo A e B que tem 4 pinos, e o Mini e Micro A e B tem 5 pinos sendo que um dos pinos, o pino 4  pode ser indicador de conexão ou simplesmente terra.

Pinagem dos Principais conectores USB

Conectores USB
Conectores USB Foto: www.usbpinout.net

 

Pino Nome Cor do fio Função e Descrição do pino 
1 VCC Vermelho +5 VDC
2 D- Branco Data –
3 D+ Verde Data +
4 GND Preto Terra

Os Patrões USB atuais

USB 1 = lançado em 1996 com velocidades de 1,5 Mbps para baixa largura de banda e 12 Mbps para alta largura de banda;

USB 2.0  = lançado em  2000 é a porta usb mais utilizada no momento, suporta uma velocidade máxima de 480 Mbps;

USB 3.0 = lançado em 2008 na norma mais recente, que pode suportar a velocidade de até 5 Gbps,

O Padrão USB 3.0

O padrão USB 3.0 é chamado de (SuperSpeed) Standard e entre outras melhorias, USB 3.0 adiciona um novo modo de transferência chamado de “SuperSpeed” (SS), capaz de transferir dados a até 5 Gbit / s (625 MB / s), o que é mais de dez vezes mais rápido que o 480 Mbit / s (60 MB / s) de alta velocidade do USB 2.0 .

O USB 3.0 tem a pinagem diferente dos demais padrões, a pinagem USB para o padrão 3.0 tem 9 pinos dos quais dois são utilizados como receptores e dois como transmissores de alta velocidade e uma para GND.

Um padrão sucessor nomeado USB 3.1 foi lançado em julho de 2013, oferecendo taxas de transferência de até 10 Gbit / s (1,25 GB / s, chamado de “SuperSpeed ​​+”).

Pinagem USB 3.0
Pinagem USB 3.0 Tipo A

As características das portas USB

As tensões das portas USB podem variar de 4.75V até 5.25V e a amperagem é de 100 mA para o padrão USB 2.0 e 150 mA para as portas USB padrão 3.0.  O comprimento máximo do cabo USB  é de cerca de 5 m para  cabos com fio 20 AWG e 0,8 m com fios de 28  AWG.

Veja mais sobre Pinagens .

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]