Home » Circuitos » Pisca Pisca Eterno

Pisca Pisca Eterno

Este é um projeto enviado pelo leitor Raimundo Silva de João Pessoa na Paraíba, é um pisca pisca eterno, segundo ele, foi montado e funcionou por mais de 1 anos sem precisar substituir a pilha.

Vamos analisar o circuito enviado pelo Raimundo, ele é baseado no circuito integrado LM3909 que é  um oscilador de pisca-pisca para LED.

Pisca Pisca Eterno

O LM3909 é um oscilador monolítico de 8 terminais com encapsulamento de plástico mini-DIP, ele foi especialmente concebido como pisca para LEDs, sendo que apenas usando um capacitor é possível determinar a temporização do pisca-pisca.

Outro detalhe do nosso pisca pisca eterno é que ele pode trabalhar com uma tensão básica de 1,5 Volts. Com isso é possível tornar o circuito bem compacto, abaixo o lm3909 por dentro.

lm3909O projeto é simples, abaixo o circuito eletrônico no nosso Pisca Pisca Eterno.

Pisca Pisca Eterno

Como característica este pisca-pisca tem baixíssimo consumo de corrente, é alimentado por uma pilha comum de 1,5 Volts AA, mas segundo o datasheet é possível alimentar a partir de 1,4 Volts, pilhas recarregáveis podem ser testadas.

L1 é um LED comum de 20mA, o capacitor eletrolítico é de 220uF por 10 Volts, o  LM3909 pode ser facilmente encontrado no mercado nacional, pena que o seu preço é um pouco salgado, cerca de R$ 25,00.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]