Home » Circuitos » Pisca-pisca de LED com um transistor Simples e Barato

Pisca-pisca de LED com um transistor Simples e Barato

Muitas vezes precisamos colocar em um circuito um pequeno pisca-pisca,  para um aviso qualquer, ou mesmo um simulador de alarme ou câmera de segurança ligada.  Mas fazer um circuito pisca comum, com dois transistores ou usando o LM555, além de ser dispendioso, encarece o projeto e aumenta seu tamanho físico.  Aqui neste artigo vamos ver um pisca-pisca de Led que usa apenas um transistor e 3 componentes passivos. Mas primeiro vamos ver o pisca-pisca comum.

 

Como Fazer um Pisca-Pisca de LED

Fazer um pisca de LED é fácil, dependendo da sua necessidade, você pode usar um circuito integrado temporizador 555 para o pisca-pisca de LED. Você também pode usar um circuito comum com dois transistores como vemos no circuito abaixo. Esse circuito é chamado de multivibrador astável que é um circuito que não tem nenhum estado estável.   pisca-pisca de leds Lista de material

Q1 e Q2 – Transistores BC548 ou qualquer transístor NPN de uso geral

LED1 e LED2 – LEDs comuns – qualquer cor

R1 e R4Resistor 470 ohms 1/8 Watts

R2 e R3Resistores 22 kohms 1/8 Watts C1 e C2

Capacitores electrolíticos de 10 a 100 uF por 16 Volts ou mais.

 

Pisca-pisca de LED com um Transistor

Vamos ao que interessa, o nosso pisca-pisca de LED com um transistor que é simples de se construir e bastante barato.  Apesar de parecer algo sobrenatural, o funcionamento é simples. Um resistor de 1k ohms carrega lentamente  o capacitor eletrolítico de 220 uF X 25 Volts até que a tensão torna-se alta o suficiente para liberar a junção emissor-base  do transistor 2n2222.

Pisca-pisca com um transistor
Pisca-pisca com um transistor que montamos e funcionou perfeitamente

Neste ponto o transistor conduz de forma rápida, e descarrega parcialmente o capacitor 470uf para o LED, que  acende rapidamente. O resistor de 100 Ohm funciona apenas como  limitador de corrente do LED. Esse simples e funcional pisca-pisca de LED é bem interessante, nesta configuração do esquema abaixo ele trabalhou com uma tensão  entre 10 Volts a 13 Volts, e na medida que a tensão subia o intervalo do pisca diminuía.

Simples e barato pisca-pisca de LED com um transistor

O transistor usado foi um 2N2222 que é um NPN, ele teve um comportamento muito estável, parece funcionar de forma confiável neste circuito, mas outros transistores podem ser testados é claro que poucos vão funcionar. Diferente da versão com dois transistores que pode usar transistores  de qualquer tipo NPN, já essa versão apresentada aqui o transistor requer algumas qualidades especiais que vamos ver abaixo.

 Efeito Túnel

Chamamos de efeito túnel, no caso, o efeito túnel, “em mecânica quântica, consiste no evento de uma partícula atravessar uma região em que a energia potencial é maior do que a sua energia total – esta barreira é intransponível na mecânica clássica, pois a energia cinética da partícula seria negativa na região” [Wiki]

Assim acontece com um diodo túnel , que é um tipo de semicondutor que é capaz de operar muito rapidamente, na frequência de microondas, tornada possível pela utilização da mecânica quântica chamado efeito de túnel. Isso quer dizer que poucos são os transistores que tem essa característica de diodo túnel,  o mais comum e mais fácil de encontrar realmente é o 2n2222.

Teste do Circuito pisca-pisca com LED com um transistor

 

Veja no vídeo que o circuito pisca-pisca com LED e um transistor funciona perfeitamente.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]