Home » Circuitos » Pisca-Pisca Psicodélico

Pisca-Pisca Psicodélico

Este é um projeto muito interessante, ele é um circuito de pisca-pisca de led, mas não é um pisca comum, se trata de um pisca-pisca psicodélico. Este circuito é simples e o efeito é extraordinário.

Originária mente ele foi publicado na revista  Elektor Electronics inglesa, de Julho/Agosto de 2007, mas vou mostrar a versão que está no site creative science.

Pisca-Pisca Psicodélico

Como eu disse o projeto é bem interessante, ele faz com que um conjunto de LEDs fiquem piscando de uma maneira caótica, ou seja psicodélica. São módulos de LEDs e osciladores que em conjunto produzem alguns efeitos interessantes.

Os osciladores são formados por circuitos integrados temporizadores 555, com um detalhe interessante, ele usa um capacitor de temporização que pode ser carregado e descarregado através da saída por uma resistência, R1, que no caso é um trimpot.

modulo oscilador

Vamos chamar este módulo osciladores de OSC, o projeto é composto de 4 circuitos do módulo OSC, 1,2,3 e 4.

Estes osciladores tem suas saídas ligadas uma à outra através de resistores limitadores de corrente e  LEDs de duas cores como na imagem abaixo.

Estes módulos de leds são ao total 6, o ideal é que os dois leds sejam de cores diferentes.

Pisca-Pisca Psicodélico

 

Cada oscilador é dependente do estado dos outros osciladores porque estes irão determinar a corrente que flui através dos LEDs. Por exemplo, se todas as saídas são de alta (ou baixa) não haverá diferenças de potencial e assim nenhuma corrente fluirá através dos circuitos de LED. Já outras combinações de saídas vão acender alguns dos LEDs.

Piscas de LED caótica

Acima a maneira que o circuito deve ser ligado, cada oscilador terá 3 saídas para 3 módulos de leds que serão lidados aos outros 3 osciladores. Se você regular os osciladores para trabalharem de maneira diferente o efeito será bem interessante.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]