Home » Ferramentas » Ponta Lógica TTL Simples

Ponta Lógica TTL Simples

A ponta logica é uma ferramenta muito útil para quem trabalha com circuitos digitais, já que este tipo  de circuitos usam estados de tensões HI ou LO, que é o mesmo que 1 ou 0, ou seja 5 volts ou 0 Volts no caso da família TTL. Você pode medir os circuitos digitais usando um multimetro, mas com certeza a ponta lógica vai facilitar a sua vida. Se não conhece esta ferramenta, veja o artigo o que é uma ponta lógica.

A Ponta Lógica pode ser TTL ou CMOS, aqui neste artigo vamos mostrar uma Ponta Lógica TTL que mede 0 a 5 Volts (HI e LO). O circuito é simples, ideal para ser montado por iniciantes, pois não precisa de placa de circuito impresso, podendo ser montado ligando-se os componentes uns aos outros. Veja tipo de montagens eletrônicas.

Circuito de Ponta Lógica TTL

A ponta Lógica TTL mostrada no esquema abaixo tem um indicador HI e LO usando um display de sete segmentos. O display Led é comum, você pode usar qualquer modelo que tenha em sua bancada desde que respeite as posições dos segmentos.

Esse display vai ser o mostrador da ponta lógica,  quando você estiver usando a ponta em um circuito digital ela vai acender a letra H para HI ou +5 V e L para LO ou 0 V.

Ponta Logica TTL
Ponta Lógica TTL

O transistor usado é um 2N2222, mas outros transistores equivalentes junção NPN podem ser usados sem problema, pois o transistor somente atua como um driver para acender os Leds nos segmentos do display.

O funcionamento é simples, quando um sinal positivo de 5 Volts é aplicado à base do transistor a letra H aparece. Mas se um sinal de 0 Volts é detectada na base do transistor, a letra L será exibida, indicando que a condução do transistor foi desligada.

Ponta Lógica
Ponta Lógica

A alimentação da ponta lógica é tirada do próprio circuito a ser medido através de garras jacaré, ou seja, a ponta funciona com 5 Volts.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]