Home » Softwares » 16 Programas para criação e Layout de placas de circuito impresso PCI CAD

16 Programas para criação e Layout de placas de circuito impresso PCI CAD

A alguns dias atrás  fiz um artigo sobre programas para desenho de esquemas eletrônicos grátis e online que foi um sucesso, agora vou  publicar uma lista de softwares que é para o desenvolvimento de layout de placas de circuito impresso ( PCI ). Existem centenas desses programas, alguns são pagos, mas aqui vou relacionar alguns softwares livres, que você pode baixar e usar em seu computador ou notebook. Na realidade, a razão da grande maioria destes programas serem gratuitos é que existe uma monetização por traz,  eles fazem a placa de circuito impresso que você cria, mas isso é para os nossos amigos americanos. Nós aqui de baixo temos que fazer manualmente mesmo.

 

BSch3V

 

Conheça um pouco mais sobre Software de criação de placa de circuito impresso PCB.

 Programas Grátis para criação de placas de circuito impresso

 

DesignSpark PCB – Esse é um programa desenvolvido pela RS Components, é oferecido totalmente gratuito, cheio de recursos, sem restrições, ou com  limite de tempo para uso. Esse programa não há limitações em projetos, há ilimitadas folhas esquemáticas por projeto, com o tamanho de até 1 metro quadrados de  placa e sem limites de camadas, que permitem que você faça sua criatividade fluir sem restrições. Fácil de usar, leve, porém poderoso para fazer placas de circuito eletrônico!

 

 

PCB Artist – É mais um editor de Placa de circuito impresso, com um visual amigável, sistema de captura esquemática totalmente integrada e um potente software de layout de PCI gratuito  e  fácil de usar. Segundo o desenvolvedor, você pode baixar PCB Artist, instalar  e começar a desenhar suas placas  imediatamente sem nenhum custo. Uma vez concluído o desenho do circuito impresso, os arquivos são salvos no seu computador. É uma ferramenta útil para quem está iniciando na elaboração de placas de circuitos impresso de eletrônicos,  como para aqueles que já são profissionais.

 

DipTrace – Mais um programa de designer de placas de circuito impresso, o único problema que a versão grátis é limitada. A versão grátis tem as mesmas bibliotecas que a paga, só que tem limites de pinos, um ponto bom é que tem versão em português. Outra vantagem é que ele permite a importação de projetos em diversos formatos como LT Spice, CAD, Accel, Allegro, Mentor e Protel entre outros.

 

 

ZenitPCB – Para quem quer um visual agradável no desenvolvimento de PCI essa é uma excelente ferramenta.  Ele é um software de design e layout de Placas, ideal  para criar placas de circuito impresso  profissional . É um programa bem fácil de usar, praticamente um  programa CAD flexível, que  permite realizar seus projetos em um curto espaço de tempo, com a vantagem de funcionar tanto pela captura esquemática ou pelo próprio  layout.

 

 

Fritzing – Este é um software open-source que foi concebido para dar apoio a pesquisadores e entusiastas na eletrônica, feito para desenvolvimento de projetos eletrônicos. Fritzing também é uma ferramenta para o aprendizado da eletrônica e o funcionamento de circuitos eletrônicos. Realmente ele faz coisas muito interessantes, seu lema é verdadeiro:  “Eletrônica Facilitada”

 

 

FreePCB – É um Editor de placas de circuito impresso open-source, apesar de não ser atualizado desde 2011, ele continua sendo amplamente usado. Foi projetado para ser um editor fácil de aprender a usar e fácil de usar, mas capaz de trabalhar com qualidade profissional. Suporta até 16 camadas de cobre
e placa de até 60×60 polegadas. Ele vem com um Guia do Usuário bastante completo, mas tudo em inglês.

 

 

gEDA – O gEDA é um projeto que produziu e continua produzindo um kit de ferramentas  “Electronic Design Automation” de código aberto. Estas ferramentas são usadas para projeto de circuito elétrico e eletrônico, captura esquemática , simulação, prototipagem e produção de placas de circuito impresso. Atualmente, o projeto gEDA oferece um conjunto de software livre para aplicações de projetos eletrônicos com simulação analógica e digital.

 

 

Osmond PCB – Se você projeta placas de circuito impresso, é usuário de Macintosh, esse software coloca grande poder e flexibilidade ao seu alcance, sem limites e restrições. Agora você pode projetar placas de circuito impresso de qualquer tamanho, forma e com qualquer quantidade de camadas que desejar. Com uma resolução espacial de  0,00001 milímetro, Osmond tem toda a precisão que você necessita.Ele é uma ferramenta flexível para a criação de placas de circuito impresso, que roda em Macintosh e entre seus muitos recursos incluem: virtualmente ilimitadas tamanhos de placa, número de camadas da placa, número de peças, suporte tanto para placas com furações  e  placas de peças montadas em superfície (SMD) e muito mais.

 

Osmond PCB

 

 

Kicad – Mais um Editor de placa de código aberto para a criação de esquemas eletrônicos e circuitos impressos. É útil para toda as pessoas que trabalham em projetos eletrônicos (diagramas esquemáticos e criação de layout de placas de circuito impresso de até 16 camadas). Roda em Windows, Linux e Apple OS X gratuitamente.

 

BSch3V – Este é o mais básico de todos os programas, apenas tem a opção de captura esquemática com as funções mais básicas, de modo a simplificar a operação e aprendizado. Tudo nesse software é minimalista, ele inclui o Minimal Board Editor, um editor CAD de placas de circuito impresso bem simples e funcional.

 

BSch3V

 

 

ExpressPCB – Esse é o mais famoso dos programas CAD de criação de layout de placas de circuito impresso, um programa gratuito, muito fácil de aprender e usar. Simples para o novato e eficiente para o profissional. O pacote além do ExpressPCB para o layout da placa de circuito impresso, ele inclui o ExpressSCH para desenhar esquemas.

 

PCB123 – Um programa de criação de layout de placas de circuito impresso que tem em seu pacote um potente editor de desenho e esquema eletrônico. Desenvolvido pela Sunstone, ele cria e edita desenhos de PCI rapidamente e de maneira profissional, com a vantagem de ser grátis. Muito cotado entre os utilizadores!

 

PCB Layout Tool – PCB é um editor de placa de circuito impresso interativo para plataformas Unix, Linux, Windows e Mac.Ele inclui um recurso de  importação esquemática, e pode fornecer padrão indústrial de saída RS-274X (Gerber), NC de perfuração, e dados centróides (dados XY) para uso na fabricação da placa e processo de montagem, bem como imagens fotorrealistas e revisão de projeto.  PCB oferece recursos de ponta, é uma  simples ferramenta de layout de placa de circuito impresso, onde você pode usar para  fazer layouts de circuitos simples até mesmo os extremamente complexos.

 

PCB Layout Tool

 

CometCAD – CometCAD é um software grátis, mas não open-source, faz captura esquemática e é um programa  editor de layout de placas para o Windows 2k, XP, Vista e 7. O programa consiste em símbolo, circuito e editores de layout. Guia de início e exemplos de arquivos rápidos também estão incluídos no pacote. O programa editor de circuito e layout suporta tamanhos de placa de até  2 mts x 2 mts, saída CAM (Gerber, broca).

 

CometCAD

 

Merlin PCB Designer – Ferramenta livre para criações de placa de circuito impresso  (PCI), que pode facilitar a sua vida e poupar uma parte significativa de suas despesas relacionadas com o PCB. Se você já tem CorelDRAW em seu computador, pode usar o pacote Designer Merlin PCB sem licença para convertê-lo em uma ferramenta de layout PCB poderoso.

Merlin PCB Designer

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]