Home » Circuitos » Projeto Simples de Sensor de Temperatura Eletrônico

Projeto Simples de Sensor de Temperatura Eletrônico

Este é mais um projeto simples que aproveita um recurso adicional de um componente. No caso o sensor usado é um diodo 1N4148 ou um Transistor BC547b com a base e coletor em curto.  Você já viu aqui mesmo no blog um Circuito Sensor de Temperatura usando Diodo 1n4148, e também o sensor de temperatura LM35, mas esse é diferente pela sua simplicidade.

Circuitos sensores de temperatura são muito uteis em diversas áreas, esses sensores podem ser usados, por exemplo,  para ligar uma ventoinha ou diminuir a tensão de um circuito toda vez que ele ficar com uma determinada temperatura.

Sensor de Temperatura Eletrônico

Este projeto apresentado aqui é bem simples e barato de construir, na realidade ele é um indicador de temperatura, pode ser usado para  indicar uma temperatura ou  com algumas modificações para ligar um dispositivo eletrônico quando a temperatura subir ou descer. O circuito eletrônico do indicador de temperatura, usa um diodo como sensor de temperatura como jávimos.

Como ele pode ser adicionado a qualquer projeto, os valores de R1 e R2  dependem da tensão de Ub, isso quer dizer que esses resistores dependem da tensão de alimentação do circuito. Abaixo o cálculo dos o valores de R1 e R2:

R1 = [(Ub – 0,6) / 5] k ,  R2 = [(Ub – 1,5) / 15] k

 

O funcionamento é simples, a tensão de base-emissor do transistor irá diminuir em cerca de 2 mV para um aumento de temperatura de cerca de 1 ° C. Quando a tensão do emissor do transistor cai abaixo do cursor de P1, o transistor vai conduzir e D2 acenderá. [Fonte]

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]