Home » Circuitos » Rádio FM super simples

Rádio FM super simples

Talvez este seja um dos mais simples e menores receptores FM que pode sintonizar as estações de rádio disponíveis localmente. O seu design simples torna-o ideal para um receptor de FM de bolso. Ele pode ser alimentado com uma pequena bateria de 4,5 volts, duas células de 3,6 volts de Lithium tipo botão ou uma tensão de 5 Volts que pode ser até de uma porta USB.

Rádio FM super simples
Circuito eletrônico do Rádio FM super simples – via

Um Rádio FM super simples

Este circuito eletrônico receptor de FM tem apenas dois transistores de RF,  T1 e T2 que são o BF494, eles estão na etapa de detecção de  sinais de freqüência modulada. A bobina L1 e o capacitor trimmer de 22pF formam o circuito tanque sintonizado, eles fazem a sintonia do receptor. Devido a simplicidade, eles vão ter uma melhor atuação nas estações  de FM com sinais fortes (LOCAIS).

Os sinais são acoplados através do capacitor  C2  que é de 0,22nF,   o VR  que é um potenciômetro de 10K Ohms  controla o volume, controlando a entrada do amplificador. Já o IC1 é um circuito integrado amplificador de áudio, ele é um LM386  que é capaz de funcionar com tensões entre 4,5 Volts  e 12 Volts DC.

A bobina L1 é a parte mais importante do sintonizador de FM, ela é composta de 4 voltas de fio de cobre esmaltado 18 SWG , que usa como forma uma caneta esferográfica para obter 0,5 centímetros de diâmetro interior.

Não esqueça de remover o esmalte das pontas do fio da bobina e soldar  firmemente na placa de circuito impresso. O trimmer e a bobina devem ser soldados o mais perto possível. Ajuste o espaçamento dos enrolamentos da bobina  se necessário, para chegar a frequência das estações de FM.  Monte todos os componentes do receptor o mais próximo possível para obter um melhor resultado e menos captação de ruido.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]