Home » Ferramentas » Rejuvenescedor de Baterias de Níquel-Cádmio – Zapping

Rejuvenescedor de Baterias de Níquel-Cádmio – Zapping

As baterias de níquel-cádmio, ou simplesmente Ni-Cad, NiCd ou NiCad  estão se tornando obsoletas, devido a vários fatores, o maior é o efeito memoria. Eu aqui em minha bancada ainda uso muito essas baterias, e quando chega alguma sucata nova que tenham baterias de  níquel-cádmio, eu sempre tento recuperá-las,  uso como banco de bateria , para teste de equipamentos, sistemas de iluminação solar, etc.

Já vimos em um artigo anterior um circuito Zapper Recondicionador de Bateria Ni-Cad que é simples e funciona também como carregador de baterias, mas rejuvenescer ou mesmo ressuscitar baterias de NiCd pelo método zapper é bem simples, eficiente e não requer nenhum circuito especial, na realidade esse processo é uma forma de choque que é dado na bateria para que ela volte a funcionar parcialmente ou até plenamente.

Como reativar as Baterias

Antes de qualquer coisa carregue a bateria durante pelo menos uma noite para se certificar de que elas estão realmente com problemas. O carregador deve ser o ideal para  bateria, com pelo menos 50% a mais de tensão e 10% de sua corrente. Mesmo que você leia no multimetro a tensão nominal certa após a carga , tente verificar sua corrente, em muitos casos a bateria assume a tensão normal, mas a corrente é muito inferior a especificada.

Para um melhor desempenho do Zap é mais fácil testar as células individualmente e não o pack de baterias de uma só vez. Um dos motivos é que ás vezes você não consegue reviver uma das células, mas as outras podem ser salvas, se estiverem todas no pack essa única bateria pode por todas as células a perder.

Rejuvenescedor de Baterias

Quando as baterias recarregáveis de NiCd estão mortas ou não carregam, isso pode ser devido ao crescimento de cristais de dendrite em seu interior como resultado de uma reação química entre seus componentes. Podem resolver esse problema submetendo as baterias a o processo Zap que é um tanto perigoso e deve ser executado por um técnico, cuidados como proteger-se das baterias em caso de sua ruptura ou explosão.

No vídeo é mostrado uma forma de Zapping bem simples que usa um banco de baterias para dar  esse choque na célula de NiCd.

Abaixo um circuito de rejuvenescedor de Baterias de níquel-cádmio baseado em uma fonte AC e transformador.

Rejuvenescedor de Baterias
Circuito Rejuvenescedor de Baterias

Este circuito é usado para limpar internamente as baterias de níquel-cádmio. Para operar, conecte as baterias a saída, respeitando a polaridade e pressione o botão por apenas três segundos. O processo Zap é submeter a bateria a  uma quantidade grande de corrente e-ou tensão para  retirar as impurezas e reativá-las. Geralmente se você der um “tranco”  de uma tensão de 12 Volts de baixa corrente já é suficiente para reativar as baterias e menos danoso.

Você também pode usar uma bateria de carro, uma fonte DC, ou quase qualquer coisa com tensão e corrente a mais que a bateria  ser reativada. Algumas pessoas usam um carregador de bateria de carro para reativar as células. Capacitores de alta carga também são muito usados, pois eles podem dar um pulso muito rápido e de boa corrente e tensão, e é muito mais seguro que usar uma fonte.

Atenção!! As baterias são potencialmente  explosivas e soltam gases venenosos em caso de superaquecimento, então leia os termos de responsabilidade do site antes de tentar fazer os projetos aqui apresentado.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]

Deixe uma resposta