Home » Componentes » Relé DPDT

Relé DPDT

O que é um relé DPDT? Um relé  DPDT é um relé tem duas chaves separadas que operam ao mesmo tempo, cada uma com um contato normalmente aberto ou fechado através de uma entrada comum. Podemos definir a sigla DPDT como um relé de duas chaves de duas posições.

DPDT se refere apenas aos contatos e chaves do relé, não sendo relativo a sua impedância de bobina, tensão de trabalho e até a corrente de seus contatos.

Tipos-de-reles

Acima um imagem que ilustra os tipos mais comuns de relés, Relé SPST, Relé SPDT, Relé DPST  e Relé DPDT. Sendo que no esquema eletrônico acima A é entrada e B é a saída.

Relé SPST

Relé SPST é o mais simples dos relés pois tem uma chave simples, ele é muito usado em circuitos eletrônicos que não requer uma chave de duas posições. O Relé SPST é comumente encontrado com o contato de  sua chave NA (Normalmente Aberto).

Este relé é mais encontrado na versão Relé Reed, ou seja, um relé que tem o seu interruptor de lâminas,  que é uma chave que tem um conjunto de contatos dentro de um tubinho de vidro com gás inerte, para proteger os contatos contra a corrosão atmosférica. Os contatos são fechados por um material  magnético ou uma pequena bobina.

Relé SPDT

Relé SPDT tem apenas uma chave como o  Relé SPST só que com duas posições.

Relé DPST

Relé DPST é um relê com duas chaves, só que com apenas um contato, que pode ser  NA (Normalmente Aberto) ou  NF (Normalmente Fechado).

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]