Home » Circuitos » Relé Fotoelétrico Alimentado Diretamente da Rede

Relé Fotoelétrico Alimentado Diretamente da Rede

Um relé fotocélula ou relé fotoelétrico, é um interruptor de luz automático que liga ao anoitecer e desliga ao amanhecer,  a função é ligar dispositivos quando não houver luz natural, dispositivos estes que podem ser uma lâmpada, alarme, etc.

Geralmente o relé fotocélula comercial é alimentado diretamente da rede elétrica domiciliar, sem a necessidade de fonte ou qualquer outro componente.

O circuito do relé fotoelétrico é super simples, dai o seu baixo custo e facil construção, só que existe um inconveniente, ele é rustico e não permite ajustes eletrônicos do ponto ideal para acionar ou desligar o relé. Que, alias, não é um relé, mas sim um SCR ou TRIAC.

Relé Fotocélula
Ligação de um Relé Fotocélula

Relé Fotoelétrico

Há muitas soluções projetadas para ligar automaticamente as luzes quando fica escuro. Muitas vezes, eles exigem uma fonte de alimentação DC e um relé eletromecânico, mas se você fizer um circuito que pode ser diretamente conectado à alimentação AC, o número de componentes necessários pode ser reduzido a um mínimo e é isso que mostra o projeto apresentado abaixo.

Interruptor de Luz Automático
Interruptor de Luz Automático

O principal componente do relé fotocélula é o LDR, um fotoresistor, resistor sensível a luz,  um resistor que varia sua resistência de acordo com a intensidade de luz que ele recebe, ele tem uma resistência de cerca de 200 ohms no escuro, e com à luz do dia alguns milhares de Ohms.

O capacitor C1 é um divisor ​​de tensão para alimentar o fotoresistor e o gate do Triac.

A tensão cai em ambientes iluminados pois a resistência do LDR diminui, mas ao anoitecer, a resistência do fotoresistor é aumentada, resultando num aumento da corrente na porta do Triac, conduzindo e acendendo a lâmpada.

Cada fabricante e cada projeto tem componentes com valores diferentes, mas são todos facilmente disponíveis, podendo-se até usar componentes de sucatas eletrônicas.

Lista de componentes do Relé fotoelétrico

C1 – Capacitor 0.1 uF x 250 Volts Poliéster
R2 -Resistor 10 K Ohms x 1/4 Watt
TRIAC –  200 Volts x 5 Amperes –  L2004F61, NTE56049, ou equivalente.
LDR – Ver Texto abaixo.
LAMP – Lâmpada de 127 Volts x 150 Watts

O LDR pode ser qualquer um cuja a resistência seja as descritas acima, o capacitor C1 deve ter uma tensão minima de 250 Volts e a corrente de carga máxima permitida é de 4 Amperes e o pico de tensão de 200 Volts.

Para usar este relé fotoelétrico em uma rede com uma tensão de 220 Volts você terá que substituir o capacitor  C1 por um de 0,05 uF e uma tensão de trabalho de 400 Volts, o Triac tem que ser substituído, por outro com uma tensão compatível.

Além disso considere colocar um resistor 10 a 30 Ohms em série com o fotoresistor. Não esqueça de colocar um dissipador de calor no Triac e uma proteção opaca para o LDR.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]