Home » Circuitos » Repelente Eletrônico contra Mosquitos e Pernilongos

Repelente Eletrônico contra Mosquitos e Pernilongos

Vem chegando o verão e com ele o terror que assola nosso país, país que está sendo vencido por um simples mosquito. Noites de pouco vento, calma, quente e úmida abafada, este é o ambiente perfeito para nossos maiores inimigos.

Neste verão os mosquitos e pernilongos vão estar em toda parte, na pescaria, na praia, na casa de campo, no Camping, em toda parte, até mesmo no quarto em nossas residências, atualmente o mosquito e o pernilongo fazem parte da decoração de nossas casas.

Mosquitos e Pernilongos

Infelizmente temos que combater esses insetos já que são eles os transmissores de diversas doenças como já sabemos.  Aqui no blog já vimos vários dispositivos eletrônicos contra mosquitos e pernilongos, como o Repelente Eletrônico de Mosquito, Circuito Repelente Eletrônico de Mosquito, Circuito de Mata-insetos Elétrico e o Simples Repelente de Insetos.

A utilização de inseticidas pode comprometer a nossa saúde piorando ainda mais a situação, mas deixar esses insetos livres em nossas casas pode no mínimo atrapalhar uma boa noite de sono, já que seus ruídos em nossas orelhas são insuportáveis.

O mosquito aedes aegypti ( mosquito da dengue) e o pernilongo-rajado são os vilões, então vamos combater os dois de forma limpa.

Repelente Eletrônico contra Mosquitos e Pernilongos

A eletrônica tem uma solução simples, porém eficiente, para combater o mosquito e o pernilongo, esta solução está em forma de um equipamento eletrônico, um aparelho simples, compacto e barato.

Ele é um dispositivo eletrônico eficiente no combate de mosquitos e pernilongos, o aparelho nada mais é que um oscilador que  emiti um som próximo da frequência perceptível aos pernilongos e mosquitos,  com isso os afugentando.

O circuito foi publicado na Revista Nova Eletrônica numero 09, publicada em novembro de 1977, então teremos que fazer algumas modernizações no projeto original.

O repelente eletrônico pode ser construído de maneira simples utilizando apenas 2 transistores, 3 resistores,  2 capacitores e um fone de ouvido, sem contar que é alimentado por apenas uma pilha de 1,5 volts.

Circuito do Repelente Eletrônico contra Mosquitos e Pernilongos

Repelente Eletrônico contra Mosquitos e Pernilongos

Este dispositivo, ou seja, o repelente eletrônico,  não mata os insetos, apenas os mantém a uma distância segura.

Ele é desenvolvido para ser usado em pequenos ambientes como um quarto ou escritório, o seu uso é simples basta ligá-lo uma hora antes de dormir e abrir portas e janelas, assim os pernilongos vão sair sem problema.

O raio de ação do repelente eletrônico de mosquitos e pernilongos é de mais ou menos 2 metros, então se atente as distâncias.

 

Repelente Eletrônico contra Mosquitos e Pernilongos

Funcionamento do Repelente Eletrônico contra Mosquitos e Pernilongos

O circuito do repelente eletrônico para mosquitos e pernilongos descrito acima nada mais é que um oscilador muito conhecido na eletrônica, que é chamado de multivibrador astável.

Este oscilador gera uma onda quadrada em uma frequência de 10 Khz,  a frequência de trabalho do oscilador é determinada pelos resistores R1 e R2 e pelos capacitores C1 e C2.

Basicamente é o tempo de carga destes capacitores que vão influir no tempo de corte e condução dos dois transistores assim gerando a frequência.

A onda quadrada de 10Khz é aplicada a um fone de ouvido para ser transformado em som, esse mesmo som que vai repelir os pernilongos e mosquitos.

O componente mais crítico nesse circuito é o fone de ouvido, no projeto original da Revista Nova eletrônica é cortado como é mostrado na figura acima o corte tem que ser feito com cuidado para não danificar o fone de ouvido.

Esses fones de ouvido antigos (o projeto é de 1977) são diferentes dos atuais, então acredito que não irá funcionar se usados. Uma solução que é muito usada atualmente é colocar uma cápsula piezo elétrica, acredito que essas cápsulas irão substituir sem problema o fone de ouvido

Depois de construído o repelente para mosquitos e pernilongos é hora de testar, para isso aproxime o ouvido do fone ou da cápsula piezo elétrica, se o circuito estiver funcionando você escutará  um pequeno zumbido.

Lista de componentes do Repelente Eletrônico contra Mosquitos e Pernilongos

R1 – Resistor Ohm x 1/8 Watts
R2 – Resistor Ohm x 1/8 Watts
R3 – Resistor Ohm x 1/8 Watts
C1 – Capacitor 22nF
C2 – Capacitor 3,9nF
Q1 – Transistor 3391 ou equivalente atualizado (BC548)
Q2 – Transistor BC237 ou equivalente atualizado (BC548)

 

Fonte: Revista Nova Eletrônica 09 de novembro de 1977

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]