Home » Circuitos » Repelente Eletrônico de Mosquito

Repelente Eletrônico de Mosquito

Está acontecendo uma caçada implacável ao mosquito aedes aegypti, no mercado existem milhares de produtos químicos para ajudar a manter o mosquito longe e até matar. Mas o ideal é repelir o inseto de maneira ecológica, e a unica saída é usando a eletrônica.

O aedes aegypti é originário da Africa, ele também é chamado de mosquito-da-dengue e pernilongo-rajado, ele é capaz de transmitir diversas doenças, entre elas a febre amarela, dengue, zica, etc.

Neste artigo vamos mostrar mais um repelente eletrônico de mosquito, bem facil de fazer,  aqui já mostramos algumas formas eletrônicas de combater insetos, como o  Simples Repelente de Insetos, Circuito Repelente Eletrônico de Mosquito e o Circuito de Mata-insetos Elétrico.

Repelente Eletrônico de Mosquito

Repelente Eletrônico de Mosquito

Este repelente eletrônico de mosquito foi desenvolvido por Graham Maynard, o circuito consiste de um oscilador de 22 KHz distribuído em fases através de um circuito integrado 4047.

O circuito integrado 4047 é um multivibrador monoastável/astável da família CMOS. Como a descrição mesmo diz, ele tem a vantagem de poder ser configurado no modo astável ou monoastável.

4047

No circuito integrado 4047, os pinos 1-2-3 fazem parte do oscilador e 10-11-13  são as saídas, no nosso as usaremos só as saídas 10 e 11.

A saída do circuito integrado 4047 é amplificado por um par de transistores de saída complementares  e depois enviado a um  transdutor piezoelétrico da Motorola 3,25 de polegadas.

O consumo de corrente é de cerca de 120mA, por isso uma fonte de alimentação externa é recomendada.  Para mudar a frequência do repelente eletrônico de mosquito e ter um desempenho melhor para o aedes aegypti modifique os componentes R1/C2.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]