Home » Circuitos » RF Power Indicador

RF Power Indicador

O RF Power Indicador ou indicador de potência de radiofrequência é uma ferramenta bem útil, alguns exemplos básicos de seu uso são, medidor de intensidade de campo,  Wattimetro de RF e indicador de RF , RF Power Indicador ( ON AIR ), etc.

Mas mesmo que não seja útil agora, é aconselhável montar este circuito para fins didáticos ou mesmo para um eventual uso no futuro, pois com certeza um dia você vai precisar, eu garanto.

RF Power Indicador

RF Power Indicador

Uma indicação de uso deste circuito,  que realmente serve para qualquer área da eletrônica,  não só a de RF, é usar para indicar se um circuito oscilador está funcionando, ou seja, oscilando.

O uso é simples, você pode encostar ou aproximar a antena do indicador de RF no oscilador ou transmissor, se o led LED1 do indicador acender,  significa que o circuito está oscilando.

Ele é uma ferramenta essencial principalmente para quem não dispõe de instrumentos de medição mais sofisticados como um frequencímetro. Não importa em que frequência o oscilador esteja funcionando, sempre que ele oscilar e tiver nível o suficiente o LED acenderá e quanto mais forte acender, mais potência de RF ele terá.

Basicamente o funcionamento do circuito é simples, o circuito pode trabalhar como medidor de intensidade de campo se for colocado um multimetro em sua saída, neste caso você vai ter uma base da quantidade de potência irradiada.

Lista de componentes para o RF Power Indicador

R1 – Resistor 470 Ohms x 1/8 Watt
C1 – Capacitor 100pF Disco.
C2 – Capacitor 100nF Disco.
D1 – D2 – Diodo 1n4148 ou equivalente.
LED1 – Led comum vermelho.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]