Home » Circuitos » Sensor de Luz ou Escuro simples com LDR

Sensor de Luz ou Escuro simples com LDR

Muitos dos sensores que publicamos são apenas uma base de funcionamento, eles podem ser adaptados de acordo com as suas necessidades. Podemos ver alguns destes sensores no artigo 10 Sensores eletrônicos Baratos e fáceis de Construir que servem como sensores para pequenos projetos e até para sistemas mais complexos como os microcontrolados (Arduino ou PIC)

Já vimos também vários circuitos que usam LDR, como este circuito sensor de luz com LDR e relé,  mas este apresentado aqui é um circuito eletrônico é bem mais simples, mas também eficiente.

Sensor de luz / escuro

Apesar de simples, este circuito detector de luz tem uma regulagem, no qual faz acender um LED de acordo com o grau de iluminação que atingir o LDR.

Circuito sensor de luz
Circuito sensor de luz

Lista de componentes do sensor

R1 LDR  fotoresistor (100K)
R2 Potenciômetro ou trimpot 100k
R3 Resistor 470 Ohms (ler texto abaixo)
Q1 Mosfet IFR540N
L1 Led (qualquer cor)

O funcionamento é muito simples, um fotoresistor, LDR, tem um valor de cerca de 100kΩ no escuro, mas quando o LDR é iluminado a sua resistência diminui, e como consequência  a resistência do divisor de tensão entre R1 e R2. O resistor R3 pode ser substituídos por menores valores, já que ele apenas limita a corrente do LED.

Isso significa que o gate do transistor mosfet Q1 passa a conduzir a um nível limiar entre 2 a 4Volts.  R2  defini a sensibilidade do circuito, se você inverter as posições de R1 e R2, vai inverter o sistema de operação, ligando com a luz e desligar com o escuro.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]