Home » Circuitos » Simples Circuito de Chave por Toque com saída Digital

Simples Circuito de Chave por Toque com saída Digital

Recebo muitos pedidos de circuitos, um dos mais pedidos é de uma chave de toque. As chaves de toque podem ser feitas de diversas maneiras, com transistores ou circuitos integrados, mas geralmente não são de difícil construção.

Todas tem um princípio de funcionamento igual, são dois contatos que ao serem tocados pelos dedos conduzem uma pequena corrente, que é o suficiente para o circuito detectar e processar, assim acionando um dispositivo que pode ser uma lâmpada, temporizador ou mesmo um simples relé.

Simples Circuito de Chave por Toque com saída Digital

 Chave de Toque com saída Digital

Esta é uma chave de controle por toque bem simples, ela usa um circuito integrado CMOS 4011 que é um circuito integrado com quatro portas NAND e com duas entradas cada.

A frequência de clock do 4011 depende da tensão de alimentação, mas no máximo chega a 10 MHz e sua  alimentação pode ser de 3 Volts no mínimo e 15 Volts CC no máximo.

pinagem CMOS 4011
Pinagem  4011

O funcionamento desta chave de toque é simples, quando tocado os sensores a saída Lógica HI tem o seu tempo de atraso de pulso controlada pelo capacitor C1. Neste circuito o criador usou um capacitor eletrolítico de 4.7uF como C1, que gera uma largura de  pulso por 1 segundo, depois de tocada a placa.

Nada impede de ser feitos testes com outros valores do capacitor C1, levando em conta que quanto mais alto o valor, mas tempo de pulso vai ter o circuito.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]