Home » Ferramentas » Simples Circuito de Medidor de Potência de RF – Wattímetro de RF

Simples Circuito de Medidor de Potência de RF – Wattímetro de RF

O wattímetro de radio frequência (RF) é um instrumento de medição muito útil para quem gosta de RF, principalmente dos transmissores. Ele é simples e a sua função básica é medir a potência de RF irradiada pelo transmissor.

É claro que existem também os wattímetros de áudio entre outros wattímetros, mas vamos  falar especificamente do medidor para RF. A grande maioria dos wattímetros de RF são destinados para a medição em linhas de transmissão coaxial de 50 Ohm, mas existem outras versões, com a de 300 Ohm.

O Wattímetro de RF mede a potência entre dois pontos, por exemplo entre o transmissor e a antena ou entre o transmissor e uma carga fantasma de RF.

Ele além de ser capaz de efetuar medições de onda refletida, ele também efetua medição da relação de onda estacionária ( ROE ) bastando apenas algumas modificações, principalmente na polaridade do diodo detector do circuito.

 Wattímetro de RF

Neste artigo vamos mostrar um circuito bem simples de um wattímetro de RF, apesar de simples ele é capaz de medir potencia de RF sem problemas. No caso deste circuito, ele já vem com uma carga fantasma no próprio circuito do medidor, com isso ele é usado apenas como wattímetro de bancada.

Simples Circuito de Medidor de Potência de RF - Wattímetro O circuito medidor de potência de RF ( Wattímetro de RF ) que pode ser utilizado em potências de até 100 watts por um curto período de tempo ou em 20 watts continuamente. A carga foi elaborada com 20 resistores de 1K Ohm em paralelo, os resistores da carga tem potência de 1 Watt ou mais.

Os resistores da carga não podem ser indutivos, ou seja resistores de fio não podem ser usados.

Para calibrar o circuito ajuste primeiro o trimpot  de 47 k Ohm com a chave em baixa potência (low) , em seguida, ajuste o trimpot de 470 KOhm para a faixa de alta potência. Compare com um medidor de RF  calibrado.

[Fonte]

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]