Home » Circuitos » Circuito de Compressor de Áudio usando 741

Circuito de Compressor de Áudio usando 741

Compressão de gama dinâmica  ( sigla RDC do inglês dynamic range compression) ou simplesmente a compressão de áudio, é o processo eletrônico que ajusta o nível de um sinal,  reduzindo o volume de sons altos ou amplificando os sons baixos pelo estreitamento ou “compressão” um sinal de áudio da faixa dinâmica. Compressão é comumente usado em gravação de som e de reprodução, radiodifusão  e em amplificadores de instrumentos musicais.

A compactação ou compressão de áudio reduz sons altos que estão acima de um certo limiar, enquanto sons suaves permanecem inalterados. A unidade de hardware eletrônico dedicado ou software de áudio utilizado para aplicar a compressão é chamado de compressor de áudio. Quem trabalha com radiofrequência,  como fabricantes de equipamento de transmissão e radioamadores.

Circuito de Compressor de Áudio

Circuito de Compressor de Áudio
Circuito de Compressor de Áudio

 

Este circuito disponibilizado neste artigo é de um compressor de áudio super simples, mas que é capaz de executar sua função de compressor sem problema algum. Ele múltiplas utilidades, realmente ele é muito útil, principalmente para para a estabilização do nível de áudio e sua saída é de 1,4 Volt pp.

Os dois componentes principais do circuito do compressor são, um amplificador operacional 741 e um transistor JFET 2n4861.

Esse circuito é capaz de comprimir um sinal de áudio limitando a sua intensidade, de forma a não saturar, proporcionando uma intensidade de áudio constante na saída, de modo a se obter um som de intensidade constante e sem saturação.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]