Home » Ferramentas » Simples Detector de Eletricidade Estática – Precauções com Eletricidade Estática

Simples Detector de Eletricidade Estática – Precauções com Eletricidade Estática

O circuito apresentado aqui é uma outra versão, mais atualizado de um detector de eletricidade estática, ou seja um detector de íons. Estes detectores são muito úteis e devem ser um item primordial na bancada das oficinas eletrônicas, que vai ajudar na detecção de eletricidade estática no ar ou em objetos.

A eletricidade estática é um perigo para quem trabalha com eletrônica, eu mesmo já perdi vários componentes por trabalhar em um ambiente carregado eletricamente.

Simples Detector de Eletricidade Estática

Esse é um circuito de um simples detector de eletricidade estática, a eletricidade estática é um desequilíbrio entre a quantidade de cargas positivas e negativas encontrados em um objeto ou ambiente.

O fluxo repentino de eletricidade estática ou descarga eletrostática (ESD) pode interferir no funcionamento de circuitos eletrônicos especialmente os circuitos CMOS e dispositivos de microprocessadores.

Precauções com a Eletricidade Estática

Seja cauteloso quando se trabalha  com a eletrônica durante os meses secos do ano. Cuidado redobrado ao lidar com dispositivo sensível á estática.

Ao trabalhar com qualquer equipamento eletrônico, é melhor ter certeza de que você está totalmente descarregado,  tocando algo que é de metal ligado a terra.

Antes de manusear os componentes eletrônicos, é importante perceber que os semicondutores podem ser danificados por alta tensão “eletricidade estática” descarregada pelo seu corpo.

Circuitos integrados e transistores tem várias conexões, se todas estas ligações estão à mesma tensão, não existe nenhuma diferença de potencial entre eles e nenhum dano resultará. No entanto, se apenas uma das ligações tem uma tensão diferente do resto, podem ocorrer danos. Proteja, ligando todos os pinos juntos ou envolva em papel alumínio.

Aumentar a umidade. O efeito estático é maior em ambientes de baixa umidade. Edifícios com ar condicionado, níveis elevados de aquecimento, ou aqueles com uma grande quantidade de isolamento pode ter pouca umidade.

Aumentar o fluxo de ar irá remover a eletricidade estática, outra saída é usar um ionizador de ar.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]