Home » Circuitos » Simples Fader para Led

Simples Fader para Led

O efeito fader é um efeito de ” apagamento ” ou ” acendimento ” diferente do normal, mais lento, de uma fonte de luz, que apaga de uma vez ou acende rapidamente. O efeito fader faz com que o led apague progressivamente, existem diversas maneiras de fazer esse efeito, mas o mais simples é o que iremos apresentar neste artigo.

Este circuito pode ser usado para diversas aplicações, entre elas a luz de cortesia. O efeito fader tem como princípio apagar ou acender uma luz bem devagar., no nosso caso a luz é a de um led, que pode ser um led de alto brilho ou outro qualquer.

Simples circuito de efeito Fader para Led

Um circuito eletrônico de fade muito simples que pode ser construído até por iniciantes é este do esquema abaixo. Ele apenas faz com que o led ao ser desligado apague lentamente.

Este efeito é conseguido pelo motivo de que o led mesmo sem a alimentação do circuito, vai ser alimentado por um capacitor eletrolítico carregado por um período de tempo.

Conforme a carga do capacitor diminuí ou seja a carga do capacitor se reduz ao ser consumida pelo Led, o led vai se apagando lentamente.

Circuito Fader para Led
Circuito Fader para Led

Lista de componentes do Fader para Led

R1 Resistor 4k7 1/8 Watts
C1 Capacitor 2200uF x 25 Volts
L1 Led – Qualquer cor ou tipo

A duração do efeito fader é determinada pelo capacitor C1, que no circuito é de 2200uF, valores maiores dão maior período de iluminação ao led e valores menores, tempo menor de acendimento do Led.

Já R1 deve ter seu valor de acordo com o tipo de led, a corrente e tensão de alimentação.Lembre-se que o C1 também tem uma tensão de trabalho, em tensões acima de 18 Volts use capacitores de 50 Volts.

Caso o circuito que você coloque esse fader venha a drenar o capacitor, é indicado usar um diodo para que a tensão não retorne.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]